app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5716
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I20012023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 20/01/2023 - Matéria atualizada em 20/01/2023 às 04h00

Eleições municipais 2024

Terminada uma eleição, em seguida já vem outra e quem pensa que 2024 está longe vai ficar para trás, já que as articulações, cooptação e alianças começaram a ser costuradas na eleição que passou em 2022. Deputados estaduais, federais, senadores e até o governador têm compromissos políticos assumidos. As eleições municipais para vereadores e prefeitos têm uma característica bem diferente de 2022, porque tem pauta bem local e até mesmo provinciais, que colocam em pauta problemas de ruas, praças, bairros, transporte coletivo e também de infraestrutura. Contudo, existem grupos que defendem a unificação do calendário eleitoral, pensando em dar um basta nas “paradas” que o País sofre quando muitas ações de governo são obrigadas a serem interrompidas devido à legislação eleitoral, principalmente programas sociais. Outro ponto positivo, na proposta de unificação do calendário eleitoral, seria a contenção dos gastos públicos. Os argumentos são válidos, mas que deixariam para segundo plano os debates bem pontuais e importantes para comunidades, que dependem dos serviços públicos realizados pelas prefeituras. A necessidade da realização da unificação das eleições tinha muitos apoiadores, nos quais nos incluímos, mas hoje temos uma nova visão, diante do contexto que envolve as gestões municipais. A democracia é assim, formada de pontos de vistas diferentes, que evoluem e a dialética mostra que, com o passar do tempo, o processo democrático aperfeiçoa e consolida direitos, antes nunca pensados em se conceder. Isso é democracia e que vamos nos preparar para mais uma eleição. É a festa da democracia.


Maragogi/mudanças

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, começa o ano realizando os ajustes políticos necessários já com olho no processo sucessório de 2023, quando pretende fazer seu sucessor. As mudanças na equipe de governo têm como objetivo acomodar forças políticas que colaborem no processo.


Maragogi/mudanças 2

Uma dessas mudanças foi a posse, como novo secretário de Infraestrutura, de Avanil Cavalcanti, irmão do vereador Júnior de Jozemir, ex-presidente da Câmara de Vereadores. Avanil tem 34 anos e é bacharel em administração de empresas. Ele nunca assumiu um cargo público, mas tem um vasto currículo de boa gestão por onde passou.


Maragogi/prova de fogo

Avanil Cavalcante assume umas das pastas mais importantes do município e uma das mais criticadas nos últimos tempos. A cidade de Maragogi enfrenta grandes problemas em sua estrutura — distritos com ruas intransitáveis e avanço de construções irregulares em áreas públicas. Na zona rural, nos períodos chuvosos, várias localidades ficam isoladas devido à lama, o que vem sempre gerando reclamações.


Maragogi

O Programa do EJA FIC já formou mais de 100 novos jovens e adultos, que sonham em ingressar no mercado de trabalho em diversas áreas. Lembrando que as aulas começam no próximo dia 1º de fevereiro. Procure a escola mais próxima e faça logo a sua inscrição.


Arapiraca/Luciano no PT

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), está com um noivado firme com o Partido dos Trabalhadores e, segundo fontes petistas, ele poderá se abrigar da artilharia de adversários na legenda. O prefeito não apoiou nem o governador Paulo Dantas nem Renan Filho para o Senado.


Arapiraca/Bancada

O primeiro ato de alinhamento com o PT do prefeito Luciano Barbosa (MDB) é defender o nome do deputado federal Paulão (PT) para a coordenação da bancada alagoana em Brasília. O cargo é simbólico, mas serve como uma interlocução entre o grupo de deputados e senadores alagoanos e o governo federal.


Bancada

A função de coordenador da bancada pode ser ocupada por um deputado ou senador com mais experiência e/ou trânsito junto ao governo, pois destrava emendas parlamentares e abre portas em ministérios. Em outros tempos, o então deputado Ronaldo Lessa foi o coordenador da bancada alagoana.


Pão de Açúcar

A Prefeitura de Pão de Açúcar abriu o edital para o Bolsa Auxílio Transporte para os alunos de cursos técnicos ou superior que estudam em outro município. Para realizar a inscrição basta levar a documentação necessária à Secretaria de Agricultura e preencher o formulário.

Mais matérias
desta edição