Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I21012023
.

Planos diretores para municípios
O governo de Alagoas iniciou uma das ações mais importantes para melhoria da qualidade da atividade do turismo que é a promoção da elaboração dos Planos Diretores dos municípios turísticos. Muitas dessas cidades surgiram de pequenos vilarejos e têm menos de 100 anos de criados, mas ganharam densidade populacional e urbanísticas muito rápidos nos últimos dez anos, se transformando em destinos turísticos nacionais importantes. Em algumas dessas cidades, a população mais que dobrou, e o número de imóveis cresceu desordenadamente exigindo obras de infraestrutura para não causar danos ambientais e, assim, destruir os atrativos turísticos. As audiências públicas nesses municípios começaram e vão estabelecer parâmetros para o crescimento urbanístico, que devem ser implantados o mais rápido possível para evitar que a ganância imobiliária prejudique a atividade turística e por consequência os atrativos turísticos. Uma dessas audiências públicas está programada para ocorrer na próxima terça-feira (24) em Piranhas, terceiro destino turístico estadual e importante cidade detentora de patrimônio arquitetônico histórico. O encontro acontecerá a partir das 18h30, no Auditório Miguel Arcanjo, no Centro Histórico da cidade. O Plano Diretor das cidades turísticas de Alagoas foi desenvolvido pela Setur, que visa planejar e estruturar o setor em questão e a economia dos municípios. No momento, estão em fase de execução os planos diretores dos locais que compõem as regiões turísticas da Costa dos Corais, no Litoral Norte, e dos Caminhos de São Francisco, no Sertão alagoano.
Porto de Pedras
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizou, no município de Porto de Pedras, o Projeto Nossa Praia e ações de fiscalização para a praia do Patacho. O objetivo é reforçar as boas práticas ambientais e garantir melhor sinalização no local. Houve mutirão de limpeza, com distribuição de sacolas biodegradáveis para o recolhimento de lixo no local. Também serão distribuídas para os banhistas as sacolinhas de lixo.
Delmiro Gouveia/Seics
Apoiado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, localizada no Sertão alagoano, conquistou a certificação SIM – Selo de Inspeção Municipal, que garante segurança e qualidade dos alimentos que são produzidos, tendo em vista que passam por diferentes etapas do controle de qualidade.
Delmiro Gouveia/Seics
A conquista da certificação SIM é resultado da construção da unidade produtiva, que foi viabilizada por intermédio do programa Alagoas Maior em 2022 para o Grupo Lameirão. Além de receber uma estrutura produtiva completa, a Associação ganhou ainda equipamentos de cozinha para a produção dos doces de coco, que são a marca registrada dos pequenos produtores.
Pão de Açúcar
A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar abriu o edital para o auxílio-transporte público. Você que é aluno de curso técnico ou superior e estuda em outro município pode realizar a inscrição para receber o benefício. Basta levar a documentação necessária na Secretaria de Educação, preencher o formulário, das 8h às 15h, até o dia 24/01.
Desova/tartarugas
A época de desova das tartarugas marinhas está chegando e é preciso ficar alerta para os locais onde elas deixam os seus ovos. Para isso é preciso a colaboração das comunidades que vivem e frequentam as praias. Se você viu algum ninho de tartaruga comunique imediatamente ao IMA ou aos órgãos ambientais.
Maragogi/tartaruga
No último dia 13, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi esteve na Praia de Burgalhau, a fim de identificar e sinalizar um local de desova de tartarugas. Segundo pesquisadores, esse período é propício para a postura, com pico em fevereiro, pois as águas do mar ficam mais quentes.
Maragogi/bugueiros
O local do ninho foi informado pelos bugueiros da cidade e enviado para a equipe do Instituto Biota, que fará o monitoramento do local, com base no período de incubação dos ovos de tartaruga. Contudo, é preciso sinalizar melhor os locais, e para isso terá que contar com a ajuda das prefeituras.
Maragogi/turismo
Para quem ama um turismo religioso, tá aqui um ótimo jeito de começar o ano: MaragoFé. O evento faz parte do calendário anual de eventos da cidade e conta com uma vasta programação, com shows, procissões, adoração e muito mais. Este ano, a edição começou hoje e vai até este domingo (22), na Praça de Eventos.