app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I26012023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 26/01/2023 - Matéria atualizada em 26/01/2023 às 04h00

Arapiraca: Cavalgada de Bom Conselho

Uma das maiores manifestações religiosas atualmente acontece todos os anos em Arapiraca, em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Além da programação de louvor, acontece também a maior cavalgada do Nordeste, que leva para o município a imagem da santa. O evento reúne, no dia 2 de fevereiro, milhares de pessoas que lotam as ruas por onde passa a comitiva de cavaleiros e amazonas, bem semelhante e, guardando as devidas proporções, à festa do Sírio de Nazaré, em Belém do Pará. Os cavaleiros saem da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, refazendo o percurso que Manoel André, o fundador de Arapiraca, realizou quando trouxe para o município a imagem que até hoje está lá. São cerca de 200 cavaleiros e amazonas e crianças que, montados três dias a cavalo, pernoitando em vários municípios e realizando atos de louvor e de prece, revitalizam a fé católica e unem mais os amigos e familiares. Somente quem já fez a cavalgada sabe o sentido dessa demonstração de fé. Os cavaleiros saem de Bom conselho no dia 31, depois da missa, e chegam a Arapiraca no dia 2 de fevereiro. Todo um aparato operacional e logístico é montado para dar suporte a todos os participantes. Local para dormir, alimentação, médico veterinário, além de segurança, são colocados à disposição dos participantes, que há 19 anos realizam esse evento religioso. A Festa da Padroeira é realizada pela Diocese de Penedo, Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, Supermercado São Luiz, Coringa, Unicompra e Previda.


Arapiraca

O secretário de Ordem Pública de Arapiraca, oficial da polícia de Alagoas coronel Enio Bolivar, participou esta semana da feira anual para a indústria da tecnologia de segurança, do tiro, caça e armas, a SHOT (Shooting, Hunting, Outdoor Trade), que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, sendo considerada a maior do mundo no segmento. A convite da embaixada americana, Bolivar fez parte da delegação e lançou, durante o evento, a versão do livro “Low Light” traduzido para o inglês, sendo o primeiro brasileiro a lançar um livro de técnicas policiais nos EUA. Precursor da técnica Low Light no Brasil, além de lançar mais uma versão do livro, o oficial alagoano foi convidado a ministrar seu curso para policiais americanos na Conferência da TTPOA (Associação Tática do Policiais do Texas), considerada uma das principais conferências para policiais dos EUA.


Penedo

O processo de modernização das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo avança no governo Ronaldo Lopes. O gestor, que investe na formação de gerações de penedenses por meio da qualificação profissional dos servidores da Semed e melhorias nas unidades de ensino, está colocando novos refrigerados nas cozinhas das escolas. Os freezers destinados a conservar alimentos das escolas e creches da rede municipal, estão sendo entregues desde a última sexta-feira, 20.


Arapiraca/Justiça

O juiz da 4ª Vara de Arapiraca, Carlos Bruno de Oliveira Ramos, emitiu sentença, na última terça-feira (24), extinguindo a ação da empresa M Construções e Serviços LTDA., que questionava o ato da Comissão de Licitação do Município de Arapiraca que a inabilitava da concorrência e, ao mesmo tempo, declarava a Ciano Soluções Ambientais vencedora da licitação para a coleta de lixo na cidade.


Arapiraca/licitação

A Comissão de Licitação do Município de Arapiraca habilitou somente a empresa Ciano Soluções Ambientais LTDA. porque, na análise documental, a empresa M Construções não atendia aos requisitos do edital, por não ter comprovado qualificação econômico-financeira.


Arapiraca/Juiz

Na sentença, o juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos acolheu a tese do Município de Arapiraca. “Julgo extinto o processo sem resolução do mérito, na forma do art. 485, IV, do CPC, revogando a decisão liminar”,


Arapiraca/CPI

Uma comissão formada por cinco vereadores que integram a CPI do Lixo realizou, na última terça-feira (24), diligências de busca e apreensão em diversos órgãos da Prefeitura de Arapiraca. O objetivo é recolher documentos que possam embasar as denúncias de contratação milionária sem licitação.


Arapiraca/Zé Carlinhos

Comandados pelo presidente da CPI, vereador Zé Carlinhos (PSC), o grupo percorreu as secretarias municipais de Gestão Pública, a Comissão de Licitação, a Secretaria de Finanças e a Secretaria da Fazenda em busca de cópias de processos de licitação, de autorização de pagamento, de autorizações e contratos emergenciais, além de cópias de pagamentos. Todos os documentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual, especificamente para o promotor da 4ª Vara, Rogério Paranhos, que apura o caso.

Mais matérias
desta edição