app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5718
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I03022023

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 03/02/2023 - Matéria atualizada em 03/02/2023 às 04h00

Internet e o turismo

A deficiência do serviço de internet nos destinos turísticos é um problema que precisa ser resolvido urgentemente, sob pena de comprometer todo um trabalho realizado na promoção desses lugares. É preciso que a Agência de Regulação de Serviços em Alagoas (Arsal), prefeituras, Procon, polícia e até mesmo o Ministério Público tomem providências para garantir o serviço vendido pelas inúmeras empresas que fornecem internet. Os problemas vão desde o fato de enganar os consumidores, vendendo um serviço que não entregam, até mesmo o ato de enganar os clientes recebendo pagamentos e não instalando a internet e cobrando valores fora do mercado. O problema se agrava ainda mais quando o serviço é vendido aos hotéis e pousadas e não é realizado conforme prometido. Outro problema que vem ocorrendo em cidades, onde o turismo está iniciando, como Barra de Santo Antônio, a deficiência na fiscalização tem causado muita, mas muita dor de cabeça para os empreendedores. O problema também ocorre em cidades como Maragogi, segundo polo de turismo de Alagoas. Segundo os empresários, o serviço de internet vendido pelas empresas na cidade é de péssima qualidade e precisa de uma ação forte e rigorosa. E os problemas pioram quando essas empresas de internet usam os postes da Equatorial, sem autorização, para colocar seus cabos de transmissão. Fato que leva por vezes a empresa realizar a retirada, deixando os usuários sem internet. Muitas empresas nem sequer têm registro nas prefeituras, nem licença da Arsal, que não fiscaliza os serviços nos municípios.


Penedo/saúde

Penedo começa 2023 no topo do Previne Brasil entre todos de Alagoas com população de 50 mil a 100 mil habitantes. O avanço nos sete indicadores do programa criado em 2019 pelo Ministério da Saúde está no resultado da avaliação do último quadrimestre de 2022. Na soma geral, o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.


Penedo/saúde 2

O trabalho feito no dia a dia na rede básica resulta nos avanços atestados no Previne Brasil. As gestantes têm acesso a, pelo menos, seis consultas durante o pré-natal, e ainda, no mínimo, uma consulta odontológica a cada 3 meses. A saúde da mulher tem peso importante na rotina avaliada a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde, inclusive no quesito exames de citologia, HIV e sífilis.


Coruripe/educação

A Secretaria Municipal de Educação de Coruripe (Semed) realizou reunião com mães da Associação Meu Mundo Tea e representantes da empresa Learning Set, responsável por coordenar e ministrar as próximas formações na área de educação inclusiva no município. O objetivo do encontro foi apresentar o plano de capacitações para 2023 na área da Educação Inclusiva.


Assembleia/parlamentar

A deputada estadual Fátima Canuto tomou posse em seu segundo mandato na Casa Tavares Bastos. A parlamentar tem surpreendido todos em sua atuação na defesa da família, da mulher e dos direitos da criança. A deputada tem trabalho realizado na defesa também de vários municípios alagoanos.


Coruripe

As aulas na rede municipal em Coruripe vão retornar dia 13 e ainda dá tempo de realizar as matrículas. A renovação e novas matrículas podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro. Neste ano também tem novidades. O kit escolar será ainda melhor e terá estojo e agenda, além de mochila, que serão entregues a todos os alunos matriculados. Os responsáveis devem procurar as escolas de seus filhos.


Coruripe 2

Mais um curso ofertado pela Secretaria de Assistência Social, da Saúde e da Mulher em parceria com o Sistema Faeal foi concluído. Dessa vez lá no povoado do Poxim, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cícero Justino. No curso, os alunos aprenderam a manusear plantas para fazer produtos com fins medicinais como cremes para dores musculares, confeitos para garganta, além de xaropes.


Piranhas/show

O prefeito Tiago Freitas (MDB) sancionou a nova Lei de Eventos, que regulamenta a realização de eventos sociais, comerciais, filantrópicos, religiosos, congêneres de caráter público, ou a instalação de parques e circos no município de Piranhas. O novo decreto atualiza os requisitos e procedimentos para garantir a segurança da população.


Piranhas/legislação

A partir da nova legislação, os eventos de interesse público ou privado somente poderão ser realizados após licenciamento prévio por meio de Alvará de Licença do Evento, emitido pela Secretaria Municipal de Esportes e Eventos. Para isso, o pedido que deverá ser solicitado em requerimento próprio, contará com prazo mínimo de 15 (quinze) dias de antecedência da realização do evento.

Mais matérias
desta edição