app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I08022023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 08/02/2023 - Matéria atualizada em 08/02/2023 às 04h00

Sistema Educacenso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que o sistema Educacenso foi aberto na última quarta-feira, 1º de fevereiro, para lançamento das informações sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos. A coleta de dados vai até 17 de março. Os dados sobre aprovação ou reprovação, transferência ou abandono dos alunos durante o ano letivo devem ser cadastrados pelas escolas no sistema, no módulo Situação do Aluno. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que, por enquanto, ainda não foram liberados os seguintes documentos: Relatório de Perfil: Situação das escolas; Relatório de Perfil: Relação das Escolas e a Situação dos Alunos Admitidos Após; Relatório Gerencial: Relação de Alunos informados como Falecidos e com informação de Rendimento ou Curso em Andamento/Sem Movimentação (Indisponível apenas para o Perfil Setec); Análise Comparativa Situação - indisponível apenas para o perfil municipal. O Inep vai informar aos coordenadores estaduais e dos Municípios capitais quando disponibilizar os documentos. O preenchimento dos dados é uma competência do diretor e dos dirigentes das escolas públicas e pode ser realizado também pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que trabalham em cooperação com as escolas. A CNM reforça a importância das escolas em cadastrar corretamente as informações para não ficarem de fora das estatísticas oficiais – base para a consolidação de programas federais. FONTE: CNM


Coruripe

O Programa + Atletas é uma iniciativa da Secretaria de Educação, em que dá oportunidade aos estudantes da Rede Municipal de praticar atletismo. Os atletas escolares participaram de uma Seletiva Estadual e quatro atletas coruripenses foram ouro, três deles conseguiram se classificar para participar da seletiva nacional em Brasília do Gymnasiade, que é uma competição mundial que envolve atletas escolares em várias modalidades. A competição mundial acontecerá na Turquia. Que os nossos meninos consigam se classificar!! Boa sorte para todos!


Coruripe/saúde

Duas irmãs de 2 e 3 anos de idade e com a síndrome de Tay-sachs estão entre as quase 80 pessoas que recebem suplementação alimentar oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe. As meninas sofrem de uma doença rara e hereditária que está, aos poucos, destruindo suas células nervosas do cérebro e medula espinhal. Para manutenção nutricional das duas, a Saúde fornece o Aptamil Pro Expert.


Coruripe/saúde 2

Para outros pacientes com câncer e traqueostomizados, por exemplo, a suplementação alimentar é vida, e isso tem sido garantido pelo prefeito Marcelo Beltrão mesmo com a iniciativa não tendo previsão obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS). A suplementação varia de paciente para paciente, mas, em geral, tem prescrição com o hiperproteico Nutren sênior e leite especial para crianças Infratini.


Penedo/PSS

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Penedo divulgou a lista do resultado parcial do Processo Seletivo Simplificado (PSS) lançado para iniciar o ano letivo de 2023. De acordo com as retificações publicadas no Diário Oficial do Município, a homologação da lista final de aprovados no PSS 2023 será publicada no próximo dia 10. As aulas na rede de ensino da Semed Penedo começam no próximo dia 16 de fevereiro, data divulgada nesta quarta-feira, 01, pelo Secretário Municipal de Educação Luciano Barros Lucena.


Arapiraca/PSS

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, anunciou, o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Educação, edital 001/2023. O Processo Seletivo Simplificado foi realizado na Modalidade de Prova de Título e tem como objetivo a contratação de pessoal por tempo determinado.


Arapiraca/verde

Você sabia que, durante o ano de 2022, o município de Arapiraca produziu mais de 42 mil mudas de árvores. De acordo com o engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, Antônio Fernandes, esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Luciano Barbosa, tendo como intuito uma cidade mais verde e arborizada.


Arapiraca/mudas

Responsável pelo Viveiro José Raimundo da Silva, que fica situado no Centro Administrativo Antônio Rocha, Fernandes está à frente, também, da produção de mudas nativas, exóticas e frutíferas que são destinadas às áreas públicas de Arapiraca, a exemplo da Ciclovia do Trabalhador, a Área Verde, Bosque das Arapiracas, Unidades de Saúde, praças e escolas.

Mais matérias
desta edição