app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5717
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I23022023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 23/02/2023 - Matéria atualizada em 23/02/2023 às 04h00

Maragogi sofre com falta de água

Maragogi viveu durante o período de carnaval um dos períodos mais difíceis no abastecimento de água, com o colapso total do sistema e o abastecimento de água com carros-pipas. O alerta foi dado pelo vereador Paulo Nunes, que, falando em nome da Câmara de Vereadores, convoca toda população para uma audiência pública na próxima segunda-feira (28). O município é o segundo polo de turismo de Alagoas e um dos destinos turísticos mais vendidos do Brasil. Segundo ainda o vereador Paulo Nunes, a situação é crítica diante do número de pessoas que estão passando o período momesco no município. A empresa Verde Alagoas é responsável pelo sistema de abastecimento de água no município, herdou da Casal o serviço em leilão. Segundo ainda o vereador Paulo Nunes, a Câmara está promovendo, no dia 28 deste mês, uma audiência pública para debater o problema. O objetivo é ouvir a empresa responsável, juntamente com representantes da Casal e apresentar soluções para o colapso no fornecimento de água à população. “Sabemos que existem projetos para construção de duas barragens de água, que deverão abastecer as cidades de Maragogi e Japaratinga”, disse Paulo Nunes. “As barragens serão construídas em Peroba e Cachoeira, próximo ao aeroporto de Maragogi, e têm um orçamento de R$ 100 milhões”, declarou Paulo Nunes.


Carros-pipas

Paulo Nunes disse ainda que a empresa Verde Alagoas está atendendo, dentro do possível, a comunidade com carros-pipas, mas que a demanda é grande e os problemas continuam.


Parque hoteleiro

Já o parque hoteleiro e pousadas estão com poços artesianos e também comprando água de carros-pipas. Contudo, um grande problema apresentado nos poços artesianos é o processo de salinização que vem ocorrendo de todo o lençol freático em Maragogi. A qualidade da água em alguns hotéis e pousadas vem gerando reclamações dos hóspedes, que alegam que a água nas torneiras é salgada, denúncia rebatida pelos empresários.


Coruripe/legislativo

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, participou da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do ano de 2023. O chefe do Executivo fez um resumo das ações da administração e destacou a harmonia e o respeito entre os poderes, que vem acontecendo desde o início da gestão, tudo pelo bem do povo. Marcelo Beltrão, em seu breve discurso, também pontuou alguns investimentos feitos pela administração, que vão contribuir significativamente com a mudança na vida dos coruripenses.


Coruripe/obras

O prefeito Marcelo Beltrão disse que vem lutando para transformar, colocar o povo em primeiro lugar e atender algumas demandas históricas. A exemplo do Laboratório Municipal, um investimento que vai trazer ganhos significativos à população. Ele destacou a importância de um exame para um diagnóstico, para o tratamento de patologias. Para isso, investimentos em equipamentos modernos para dar uma resposta imediata no tratamento. Em breve será entregue o Hospital da Pindorama e mais três Postos de Saúde, incluindo do Povoado Barreiras.


Penedo/homenagem

A Prefeitura de Penedo está homenageando professoras que trabalharam na formação de gerações e jogadores que atuaram no Sport Club Penedense, identificando vias públicas de conjuntos residenciais localizados no bairro Raimundo Marinho. A iniciativa, aprovada por unanimidade de votos dos vereadores, substitui a identificação por números das onze ruas do Conjunto Cidade do Povo pelo nome de professoras, entre elas Edna Ramos, Mírian Marques, Verônica Araújo, Dulce Cleide, Antonia Gazzaneo e outras.


Penedo/Creche CRIA

O governo Ronaldo Lopes também está homenageando o defensor público e procurador do Estado Dr. Valfredo Messias dos Santos, cidadão honorário penedense que também se dedicou fortemente à educação. Seu nome identificará a segunda Creche Cria em Penedo, investimento para a primeira infância que está sendo construído na parte alta da cidade, ao lado da sede própria do Ministério Público Estadual.


Sistema penitenciário

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) alcançou uma marca histórica na área de educação prisional: o maior índice de classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ele começou a ser aplicado nas unidades prisionais alagoanas. São 66 reeducandos aptos a concorrer às vagas que serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mais matérias
desta edição