loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 15/05/2025 | Ano | Nº 5967
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I04032023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Municípios: mapa do turismo

O Ministério do Turismo estabeleceu prazo para que os municípios renovem o cadastro para o Mapa do Turismo Brasileiro até o próximo dia 28 de março. A medida, que já está em vigor, é promovida pelo Ministério do Turismo (Mtur) e visa atualizar este que é o principal levantamento do segmento no país. Com o apoio e articulação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Alagoas conta, atualmente, com 48 municípios considerados turísticos pelo governo federal. A renovação deverá ser feita pelo link https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login. Segundo o Mtur, os gestores municipais devem estar atentos às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. A equipe técnica da Superintendência de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur presta apoio aos gestores municipais alagoanos para inserção no sistema. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Mtur está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos. Para compor o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente à atividade turística das cidades. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, a exemplo de conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.

Homologação

Após o preenchimento das informações pelos municípios, o Governo de Alagoas, por meio da Setur, terá até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Mtur, que, em 15 dias corridos, realizará a aprovação e publicação no Mapa do Turismo. Após a inclusão, esse cadastramento terá sua validade de um ano.

Importância do Mapa

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Pilar/esporte

O esporte também é prioridade no Pilar. E foi para presentear os amantes do futebol que a Prefeitura resolveu promover mais uma grande festa, dessa vez no Estádio Municipal Rubens Canuto, que será palco do Jogo das Estrelas. Fruto de parceria com o alagoano Aloísio Chulapa, ex-jogador campeão mundial pelo São Paulo, a partida marcada para o próximo dia 16 de março, a partir das 15h, vai reunir vários ídolos do futebol nacional.

Pilar/alimento doado

E a promessa é, sem dúvida, de um dia inesquecível. A entrada será franca, mas a Prefeitura orienta que cada torcedor leve 1 kg de alimento não perecível, como explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Emanuel. Todo alimento arrecadado será doado a uma instituição filantrópica.

Cultura

No mês da mulher, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está promovendo a ação “Mulher se ama, Mulher se cuida”. O equipamento do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, estará arrecadando, durante todo o mês de março, kits de higiene pessoal feminina, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social de Maceió.

Delmiro/meio ambiente

Soltura de animais silvestres: ICMBio, IMA e Prefeitura de Delmiro Gouveia liberam mais de 200 jabutis em área de Caatinga. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Delmiro Gouveia (SEMARH), realizaram na quinta-feira (01) a soltura de 205 indivíduos da espécie “Chelonoidis carbonaria”, conhecidos popularmente como jabutis, em área de Caatinga baiana.

Delmiro/acolhimento

A Prefeitura de Delmiro Gouveia recebe a sede da Casa de Acolhimento Monsenhor Fernando Soares Vieira. O local foi pensado para receber 20 meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social. O promotor de Justiça Denis Guimarães destacou o empenho da prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, para a concretização do projeto.

Relacionadas