loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 06/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I01042023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Ponte em Penedo

Penedo era uma cidade que tinha uma atividade econômica pujante, quando a travessia do rio São Francisco era a única forma de se chegar aos estados do Sul do Brasil. Além disso, Penedo era ainda um porto fluvial importante no baixo São Francisco. Contudo, com a construção da ponte entre Alagoas e Sergipe, pela BR 101, fez cessar o fluxo de veículos na cidade, e a construção das barragens do complexo de geração de energia elétrica em Paulo Afonso e Xingó fez o nível das águas do rio baixar, impedindo a navegação de grandes embarcações até Penedo. Esses dois acontecimentos causaram grande impacto na economia de Penedo, que passou a sofrer com a migração de sua população para outras cidades e estados, como também das empresas que ali funcionavam. A cidade assim mesmo permanece linda, sendo um destino turístico cultural e de lazer e agora surge a oportunidade de recuperar sua pujança com a construção da ponte entre Penedo e Neópolis em Sergipe. Com esse objetivo, ocorreu uma reunião entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o prefeito Ronaldo Lopes e o secretário Kim Emmanuel (Secom), que participaram na última quinta-feira (30). Servidores do órgão federal vinculado ao Ministério da Infraestrutura consultaram o gestor penedense sobre aspectos da obra de extrema importância para Alagoas e Sergipe, especialmente sobre as principais vias de acesso, nos dois estados, à ponte.

Ponte/Penedo

Ronaldo Lopes detalhou informações sobre as estradas que ligam Penedo e Neópolis até a BR 101 e também sobre as rodovias litorâneas, enfatizando que o percurso entre Penedo e Barra de São Miguel já tem sua duplicação projetada, obra cujo início contempla o percurso entre a cidade histórica e Piaçabuçu.

Pilar/peixe

A vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues, a chefe de gabinete, Fátima Resende, e a secretária de Assistência Social, Mônica, anunciaram pelas redes sociais que a prefeitura vai distribuir peixe durante a Semana Santa. A distribuição será na próxima quarta-feira (5) para 11 mil famílias pilarenses. Na segunda-feira, a equipe passará de porta em porta entregando as fichas com o local de entrega.

Coruripe

Buscando proporcionar mais comodidade aos comerciantes e à população coruripense, os horários das feiras do município serão alterados durante a Semana Santa, tanto a do Mercado Público, quanto aos povoados. De acordo com secretário de Indústria, Comércio e Economia Solidária, Tiles Henrique, tudo foi pensado para dar mais conforto a todos que usam o Mercado Público, além de respeitar o calendário da Semana Santa.

Coruripe

Durante todo o mês de março, uma vasta programação foi preparada pela Prefeitura de Coruripe para celebrar o mês da mulher, envolvendo várias secretarias. A data foi encerrada no povoado Poxim, onde mulheres da comunidade participaram de uma palestra voltada para o empoderamento feminino e a violência contra a mulher, com a psicóloga Kátia Cristina Lessa.

Prefeitos/governo

O governador Paulo Dantas reforçou o apoio do governo estadual aos municípios alagoanos durante sua participação na Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, na quarta-feira (29). Ao lado de diversos prefeitos, Paulo defendeu a importância das pautas municipalistas. O encontro foi realizado no Ministério dos Transportes, onde todos foram recepcionados pelo ministro Renan Filho.

Mineradora

A Mineradora Vale Verde (MVV), que explora cobre no município de Craíbas, no Agreste de Alagoas, a 130 quilômetros de Maceió, realizou seu segundo exercício simulado de acidente de vazamento da gigantesca barragem (Barragem Serrote) de rejeito existente na região. Segundo comunicado da assessoria de comunicação da empresa, desda vez houve um aumento da participação das comunidades em 20%, chegando ao percentual de 85%.

Arapiraca

Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as delegadas Ana Luiza Nogueira e Paula Mercês realizaram uma palestra sobre o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. O objetivo foi discutir estratégias para melhorar o combate à violência contra a mulher, incluindo a proteção das vítimas, o suporte nos atendimentos, o registro estatístico de denúncias, o acolhimento e o funcionamento das casas de abrigo e casas da mulher alagoana.

Relacionadas