loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 05/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I05052023

.

Ouvir
Compartilhar

Prazo para dívidas

Se aprovado pelo Congresso Nacional, os municípios terão mais prazo – de 240 para 480 meses – para pagar dívidas renegociadas com a União. O Projeto de Lei Complementar 58/2019, que estende a medida concedida a estados e Distrito Federal aos entes locais foi aprovada na terça-feira, 2 de maio, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto vai para o Plenário da Casa e, depois, para o Senado. No texto são consideradas as mesmas condições ofertadas aos demais entes por meio da Lei Complementar 156/2016: prazo adicional de até 240 meses para o pagamento das dívidas refinanciadas. Além disso, permite que a União autorize a concessão de redução extraordinária da prestação mensal das dívidas.

Ainda no projeto são dispensados requisitos legais para contratação de operação de crédito e para concessão de garantia, exigidos nos arts. 32 e 40 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), nas renegociações dos contratos de empréstimos e financiamentos celebrados até 31 de dezembro de 2015 entre as instituições públicas federais e os Estados e o Distrito Federal, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES. Como contrapartida, é exigida a obrigatoriedade do controle da despesa primária dos dois exercícios financeiros subsequentes à contratação. Não entram no cálculo as despesas para pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e as transferências constitucionais e legais obrigatórias.

Aterro sanitário/encerramento

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

O Tribunal de Justiça de Sergipe determinou o encerramento de operações da empresa Estre Ambiental S. A responsável pela gestão do aterro sanitário da Orizon. Essas empresas fazem parte do Grupo V2, que também faz a gestão do aterro sanitário de Maceió e que já foi diversas vezes notificado por órgão ambientais em Alagoas por não cumprir normas ambientais. Em Sergipe, a Adema, órgão ambiental, também havia indeferido a permissão de funcionamento da empresa.

Barra de Santo Antônio

O secretário estadual de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, anunciou que a pavimentação de acesso ao hotel Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas, vai beneficiar todo acesso ao empreendimento, assim como também será instalada a iluminação pública.

Barra Santo Antônio

A obra é do governo do Estado e atualmente o trabalho está sendo de pavimentação e implantação do sistema de drenagem nas vias urbanas, para evitar os alagamentos que ocorrem quando chove. Segundo ainda o secretário, a ação de governo contemplou o município de Barra de Santo Antônio no Programa Minha Cidade Linda, além de ter sido um pedido da prefeita Lívia Carla e do deputado Antônio Albuquerque.

Penedo/FliPenedo

A abertura da Festa Literária de Penedo vem lotando o Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto. O evento começou na última quarta-feira, quando centenas de crianças do ensino infantil participaram de atividade extraclasse proporcionada pela FliPenedo, equipe coordenada por Fátima Maia, escritora e compositora.

Penedo/Zeca Baleiro

O músico Zeca Baleiro se apresenta na noite do sábado (6) na FliPenedo. O evento é uma realização da Prefeitura de Penedo, com o apoio do governo de Alagoas. De 3 a 6 de maio, as ruas e polos culturais da cidade receberão uma vasta programação de incentivo à leitura e shows de artistas nacionais e alagoanos, entre eles Júnior Almeida, Wado, MC Tribo, Rogério Dias e banda Poesia Musicada no Pandeiro.

Delmiro

Através do Programa “Mais Água Mais Vida”, a prefeitura de Delmiro Gouveia está garantindo o acesso à água para 130 famílias com a construção de cisternas, pela Secretaria de Agricultura. Dessa forma a população da zona rural que não acesso ao sistema da rede distribuição de água terá como armazenar água de boa qualidade.

Coruripe

Os agricultores familiares de Coruripe fizeram mais uma entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nessa chamada, foram 12 toneladas de alimentos adquiridos pelo governo federal, que foram destinados para instituições do município, Educação e Assistência Social.

Coruripe/alimentos

Com 70 agricultores cadastrados no programa, Coruripe é o maior fornecedor de alimentos do Baixo São Francisco. Nessa nova chamada, os alimentos adquiridos foram: tomate, mamão, macaxeira, inhame, acerola, alface, abóbora, coentro e cebolinha.

Relacionadas