app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5588
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I24052023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 24/05/2023 - Matéria atualizada em 24/05/2023 às 04h00

Cai desemprego em Alagoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou semana passada os índices de desemprego no Brasil e Alagoas ficou com a terceira menor taxa do primeiro trimestre deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no Nordeste. De acordo com os dados, nos três primeiros meses de 2023, a taxa de desocupação alagoana ficou em 10,6%, maior somente que o registrado no Ceará, que teve o menor percentual da região, com 9,6%, e no Maranhão (9,9%). O levantamento do IBGE mostra que a Bahia registrou a maior taxa de desocupação do Nordeste, com 14,4%. Em seguida aparecem Pernambuco (14,1%), Rio Grande do Norte (12,1%), Sergipe (11,9%), Paraíba e Piauí (ambos com 11,1%). Na média, a taxa de desemprego no Nordeste ficou em 12,2%, a maior entre as regiões do país e 1,6 ponto percentual acima da registrada em Alagoas. O analista da pesquisa Alessandra Brito, disse que essa diferença entre os estados nordestinos está ligada à informalidade. Bahia e Pernambuco têm um peso maior de trabalho informal (emprego sem carteira e conta própria sem CNPJ), o que torna a inserção no mercado de trabalho mais volátil, podendo gerar pressão de procura por trabalho, o que se reflete numa maior taxa de desocupação, se comparado à taxa para o Brasil. Levantamento feito pela Agência Alagoas revela que em dois anos – medidos entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2023 – a taxa de desocupação em Alagoas recuou de 20% para 10,6% – uma retração de 9,6 pontos percentuais, a maior entre os estados nordestinos.


Ranking

De acordo com a Pnad Contínua, Sergipe aparece em segundo lugar, com um recuo de 9 pontos percentuais, seguido de Pernambuco (7,2 p.p.), Maranhão (7,1 p.p.), Bahia (6,9 p.p.) e Ceará (5,5 p.p.). Na outra ponta, o Piauí aparece com a menor retração no período, com 3 pontos percentuais, seguido do Rio Grande do Norte (3,4 p.p.) e Paraíba (4 p.p.).


Alagoas

Em números absolutos, a população desocupada em Alagoas recuou de 254 mil pessoas no primeiro trimestre de 2021 para 142 mil no primeiro trimestre deste ano – ou seja, 112 mil alagoanos saíram da fila do desemprego nesse período. O Piauí, que registrou a menor retração da taxa de desocupação, conseguiu tirar 44 mil pessoas do desemprego em dois anos. Já o Rio Grande do Norte, que teve a segunda menor queda na taxa de desocupação no período, retirou 49 mil trabalhadores do desemprego.


Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou a 14ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento acontece entre os dias 22 e 26 de maio. O objetivo é criar conexões e aprendizados que servirão para impulsionar vendas e alavancar os negócios de microempreendedores locais.


Arapiraca/agricultura

Mais de 1.800 tarefas de terra e dezenas de agricultores já atendidos, em pouco mais de duas semanas, o programa de apoio ao homem e mulher do campo Terra Pronta recebeu importante apoio nesta sexta-feira (19), em Arapiraca. O prefeito Luciano Barbosa, o deputado federal Paulão (PT/AL), o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, e o presidente da União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamaa), Jorge Marques, assinaram o Termo de Cooperação para o fortalecimento do programa.


Penedo/transporte

O transporte coletivo de passageiros em Penedo precisará passar por processo de licitação, conforme ação movida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) que gerou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município. Trabalhando com transparência e respeito à justiça, com orientação da Procuradoria Geral do Município, o prefeito Ronaldo Lopes atua em defesa da categoria que presta o serviço para usuários das linhas de ônibus urbano.


Penedo/agricultura

Alimentos produzidos na zona rural de Penedo foram entregues para instituições de assistência social que atuam no município, no ginásio da Escola Municipal Santa Luzia. A distribuição de aproximadamente seis toneladas de alimentos saudáveis beneficiará famílias atendidas no Centro Juvenil Maria Auxiliadora, Casa Bom Samaritano, Lar São José, Casa de Ranquines, ACRESC e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).


Coruripe

Durante todo o sábado (20), condutores do município participaram no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Coruripe) de uma série de capacitações. O treinamento foi realizado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte e contou com o apoio do Detran e da Top Frotas Treinamentos e Gestão.

Mais matérias
desta edição