loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I27052023

.

Ouvir
Compartilhar

Prazo: ICMS verde

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está com o prazo aberto para o cadastro das prefeituras no programa ICMS Verde até o dia 29 de maio. O ICMS Verde é um instrumento fundamental para promover a preservação ambiental e incentivar a sustentabilidade em todo o território alagoano. “O ICMS Verde é uma iniciativa pioneira que busca reconhecer e valorizar os municípios que desenvolvem ações e projetos voltados para a proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. Por meio desse programa, as prefeituras que atenderem aos critérios estabelecidos recebem uma parcela maior dos recursos provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, destaca o secretário Gino César. Assim, as prefeituras que participam do ICMS Verde têm a oportunidade de fortalecer sua capacidade financeira para implementar projetos de educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, gestão de resíduos sólidos, entre outras ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A adesão ao programa é importante para que as prefeituras se tornem parceiras na preservação do meio ambiente, promovendo a conscientização da população e adotando práticas sustentáveis em suas gestões. Além disso, a participação promove o turismo e melhora a qualidade de vida da população local. (Ascom/Sefaz)

Contato

A Semarh está à disposição das prefeituras para prestar todo o suporte necessário durante o processo de adesão e implementação do programa. Os gestores municipais podem entrar em contato através do WhatsApp (82)98884-6919 ou pelo e-mail [email protected] tirar eventuais dúvidas. Já as informações e documentação devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Unicafes/prazo

Encerrado o prazo para cooperativas se inscreverem em edital de chamamento público da agricultura familiar lançado por iniciativa da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-AL) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc) através da Superintendência da Alimentação Escolar.

Cooperativas

Foram 17 itens contemplados e um investimento de 7,5 milhões de reais, sendo assim o maior chamamento público já feito pelo órgão. A iniciativa recebeu o total de 23 cooperativas inscritas, sendo elas: Carpil, Coopal, Coopaiba, Pindorama, Cooperlaje, Associação dos Agricultores Rurais de Colônia Leopoldina, CPLA, Vale do Paraíba, Coopmata, Assentamento Conceição de Porto Calvo, Coopas, Coopeapis, Cooplam, Associação de Campo Alegre, Coopcaf, Associação Pindoba II, Coopervale, Associação Virgem dos Pobres, Coopaf, Associação Bom Sucesso, Associação do Algodãozinho, Coopeagro e Coopaq.

Pilar/agricultura

A primeira etapa do Rota da Merenda Legal 2023 aconteceu no dia 16 de maio, no município de Pilar, e contou com a presença de 16 cooperativas e um público total de 291 pessoas, dentre elas autoridades como Renato Filho e Ivanilda Rodrigues, prefeito e vice-prefeita da cidade.

Pilar/Unicafes

O projeto foi desenvolvido a partir de iniciativas e ações para a agricultura familiar da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-AL) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc) através da Superintendente da Alimentação Escolar, Raquel Vasconcelos.

União dos Palmares

O próximo encontro entre entidades da saúde, gestores municipais e da educação acontece na próxima quinta-feira, 1º de junho, no município de União dos Palmares. Os encontros estão previstos para acontecer em várias fases durante o ano e promover um ciclo completo entre a educação e a agricultura familiar em toda Alagoas, com foco nas chamadas públicas da alimentação escolar como as do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE).

Pilar/saúde

Pilar segue avançando na oferta de serviços de saúde. A Prefeitura lançou um projeto-piloto cuja finalidade é otimizar a realização de consultas por meio de um aparelho acessível à imensa maioria dos cidadãos: o telefone celular. Trata-se da chamada telemedicina, que também proporciona o monitoramento de pacientes, a troca de informações médicas e a análise de resultados de diferentes exames.

Relacionadas