loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 09/07/2025 | Ano | Nº 6006
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I07062023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Cultura na Praça

A Prefeitura de Arapiraca voltou a promover o Projeto “Cultura na Praça”, uma iniciativa que visa promover eventos culturais ao ar livre para a população no centro da cidade. Após um longo período de pausa, o projeto que agita as segundas-feiras da cidade com o tradicional forró pé de serra volta a acontecer e o evento da retomada será marcado por um emocionante encontro de sanfoneiros, com homenagem ao mestre Miguel Vieira. O “Cultura na Praça” é um projeto consolidado na cidade, que acontece na Praça Luiz Pereira Lima e teve como precursor o Mestre Afrísio Acácio. A iniciativa conta com o apoio e realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Na oportunidade, o selo “Aqui se faz Cultura” será concedido à Associação Cultural das Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA). O homenageado do evento, Mestre Miguel Vieira, tem um legado de décadas dedicado à música e é conhecido como o Príncipe do Carimbó. Miguel é natural de Palmeira dos Índios, mas desde muito cedo é arapiraquense de coração. Com mais de 50 anos de carreira, já viajou o Brasil levando o nome de Arapiraca e deixou suas raízes na arte para toda a família, que também é composta por vários músicos. O encontro das gerações de músicos será um momento de confraternização para todos os presentes. Os interessados em prestigiar o encontro de sanfoneiros no “Cultura na Praça” podem comparecer à Praça a partir das 9h. O evento é aberto ao público e todos estão convidados a desfrutar de uma noite especial, repleta de música e alegria.

Piranhas

Nos 136 anos de emancipação política de Piranhas, o governador Paulo Dantas contemplou a cidade com a entrega da primeira etapa do eixo viário Rota Encantada, que conta com 2 km de pavimentação asfáltica, e investimentos de R$ 6 milhões, oriundos de recursos próprios do tesouro estadual.

Pilar

Um dos eventos mais tradicionais durante os festejos juninos em Alagoas é o Casamento Matuto, que acontece no dia 29 de junho no Pilar. São centenas de carros alegóricos e carroças ornamentadas que desfilam pela cidade.

Penedo

O Mês do Meio Ambiente já faz parte da programação anual organizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e é aguardado pela população e por entusiastas das causas ambientais. As ações acontecem em Maceió e em diversos outros municípios. O tema escolhido em 2023 segue o mesmo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU.

Tapera

A Vigilância Sanitária e Ambiental de São José da Tapera participou do seminário de Vigilância em Saúde de populações Expostas aos Agrotóxicos, evento realizado por técnicos da Sesau, no auditório do IFAL. Na oportunidade, foi discutida a elaboração dos Planos de Ação dos Agrotóxicos para os municípios, buscando assim a efetivação da integração dos municípios com o Estado e Cerests Regionais.

União dos Palmares

A Prefeitura de União dos Palmares encerrou os cursos do programa Pró Emprego, como o de Atendimento ao Cliente e Marketing Digital. Contudo, o município mesmo possuindo um grande potencial turístico para geração de emprego e renda não investe no desenvolvimento desta atividade que hoje é a segunda em criação de postos de trabalho em Alagoas.

União dos Palmares 2

União dos Palmares já foi o município de destaque durante os festejos juninos no Vale do Mundaú. Valem lembrar as administrações de Afrânio Vergetti e o saudoso prefeito Pedrosa. Hoje vive no esquecimento e na tristeza de uma cidade sem perspectiva de desenvolvimento com uma gestão que se resume a pagar salários de servidores.

Messias

Outra cidade do Vale do Mundaú que sempre teve uma grande programação junina foi Messias. A cidade sofre com problemas de infraestrutura e obras inacabadas e as que estão acontecendo são do governo do Estado.

São Luiz do Quitunde

Já a Prefeitura de São Luiz do Quitunde já anunciou a programação junina e concursos de quadrilha, além dos salários dos servidores pagos dentro do mês trabalhado. Obras importantes foram realizadas este ano na cidade como escolas reformadas e ruas pavimentadas.

Jacuípe/Santa enchente

Em Jacuípe a ladainha das enchentes é ouvida toda semana, orquestrada pelo prefeito Júnior Carro Velho, que sabe das orientações da Defesa Civil sobre a necessidade de remover todos imóveis das margens do rio. Jacuípe é uma cidade “condenada” pela Defesa Civil Nacional desde 2010, quando um relatório apontou a necessidade de retirada dos moradores. Mesmo a enchente tem “rendido” muita ajuda para a Prefeitura.

Relacionadas