Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I24062023
.

Hospitais regionais
Um dos maiores avanços na área de saúde realizados em Alagoas nos últimos oito anos foi a criação dos hospitais regionais estaduais. Isso trouxe tranquilidade à população interiorana, como também atraiu investimentos já que os empresários visualizam seguranças para quem vai criar empresas nos municípios. Durante o governo de Renan Filho essa pode se dizer foi uma das grandes obras realizadas nos últimos 100 anos em Alagoas. A responsabilidade agora é manter as unidades funcionando de forma plena e com bons profissionais. Uma dessas unidades importantes é o Hospital Regional do Sertão, o HRAS, em Delmiro Gouveia, que comemora dois anos de inaugurado. Neste momento, se faz necessário lembrar um pouco da história do sofrimento da população do Alto Sertão nos casos de emergência e urgência, além dos partos pelo método cesariano que só eram realizados em Paulo Afonso na Bahia, fato que gerou várias gerações de “alabaianos”, porque eram alagoanos que nasciam na Bahia e que por isso ganhavam a certidão de nascimento baiana. O pior momento sofrido pelo povo do Sertão foi durante o famigerado governo do PSDB, que abandonou o sertanejo ao esquecimento, vitimado pela ausência da saúde, educação e segurança pública. Com a chegada de Renan Filho, a esperança voltou e com ele melhores dias. Hoje comemoramos essa conquista, mas precisamos mantê-la, pois semana passada foram demitidos 15 servidores do HRAS, um fato triste e preocupante.
Delmiro/HRAS
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado na cidade de Delmiro Gouveia, completa dois anos de funcionamento e contabiliza a marca de 57.575 mil atendimentos registrados. Com a mudança do perfil assistencial da unidade para porta aberta na área de urgência e emergência.
HRAsS/números
Do total de atendimentos registrados pelo HRAS ao longo dos dois primeiros anos de funcionamento, 32.043 ocorreram no pronto-socorro, 5.518 na Maternidade de Baixo Risco e 20.014 no Centro de Referência Especializado. Também foram contabilizados 510.766 procedimentos realizados; sendo 25.396 exames de raios-X, 12.720 tomografias, 470.551 exames laboratoriais; 1.435 ultrassonografias, 534 ecocardiogramas e 130 endoscopias. Também foram realizadas 3.136 cirurgias durante esse período.
Maragogi/Educação
Maragogi obteve destaque por seu notável crescimento no Índice de Qualidade Educacional de Alagoas 2023 (IQEAL). De acordo com os resultados divulgados em 2 de junho no Diário Oficial, o município saltou das últimas colocações para ocupar o oitavo lugar entre os 102 municípios alagoanos avaliados. Essa notável evolução reflete a situação dos anos anteriores, quando Maragogi ocupava a 95ª posição no ranking anterior, divulgado em novembro de 2022.
Maragogi/destaque
Além de ocupar o oitavo lugar geral no IQEAL, Maragogi também se destaca no ranking dos municípios que mais cresceram desde a última avaliação. Nessa categoria, o município ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas de União dos Palmares, São José da Laje e Jequiá da Praia. Vale ressaltar que Maragogi é o município da região norte que apresentou o crescimento mais significativo no índice.
IGPS/Casado
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realizou esta semana ações importantes em vários municípios alagoanos. No dia 23 o município de Olho d’Água do Casado foi beneficiado com o Programa “Vamos reforçar seu laço com a vida”, ofertando 50 exames de Ultrassonografia com o especialista na área Dr Eraldo Cruz e Equipe. Cada paciente recebeu uma caixa de lanche com bolinho e suco e uma camisa.
IGPS/Piranhas
Piranhas recebe ação do Instituto IGPS oferecendo 100 exames de Ultrassonografia no Distrito do Piau. Na última quarta-feira (21), o Instituto IGPS esteve no município de Piranhas na Unidade de Saúde Josiclei Dias Nobre no Distrito do Piau realizando a ação “ Vamos reforçar seu laço com a vida” ofertando 100 exames de Ultrassonografia com o especialista na área o médico Eraldo Cruz e Equipe. Cada paciente recebeu uma caixa de lanche com bolinho e suco e uma camisa.
Coruripe
A ação educativa foi uma parceira com o Projeto Farol da Cidadania, Cras do Pontal, Nuca, IMA e Inan para promover a importância da preservação do meio ambiente em nossas praias, além da conscientização do consumo consciente e do descarte apropriado de resíduos sólidos para diminuir a poluição nessas áreas