loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 10/07/2025 | Ano | Nº 6007
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I02082023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Turismo sustentável

O turismo é atualmente a segunda atividade econômica que mais gera empregos em Alagoas. Diante desse fato, o governo do Estado criou a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) para dar mais protagonismo ao mercado turístico. Dentro de uma política de desenvolvimento sustentável focada em fomentar e impulsionar o turismo sustentável, os gestores vêm promovendo audiências públicas nas várias regiões para discutir o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). Uma dessas audiências foi realizada na cidade de Delmiro Gouveia, que reuniu representantes municipais, estaduais, empresários e a comunidade local para a apresentação do plano estruturado para a cidade. Por quase um ano, diversas oficinas foram realizadas com o intuito de debater e elaborar planos para consolidar a infraestrutura e a sustentabilidade turística das regiões. Com os documentos que foram produzidos para contemplar políticas públicas ao longo de mais de dez anos já finalizados, os grupos de trabalho apresentaram todo o diagnóstico para que os órgãos afins possam executar seus respectivos planejamentos estratégicos. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, as políticas públicas desenvolvidas no Pdits trazem um importante planejamento de curto, médio e longo prazo para o turismo do estado.

Organizações regionais

Com o objetivo de monitorar, acompanhar e promover o turismo das regiões, as Instâncias de Governança (IG) desempenham um dos papéis principais nos planos de desenvolvimento, ao representar o interesse público e privado nas oficinas participativas. As IGs são organizações regionais entre os empresários do setor turístico e o poder público, com o intuito de atender as demandas turísticas das cidades, funcionando como catalisadores das políticas públicas.

Gargalos do setor

O Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável tem como intuito identificar os gargalos do setor turístico das regiões. A partir dessa identificação, oficinas são ministradas a fim de elaborar, junto com as Instâncias de Governança, os empresários do setor e a comunidade local, planos que possam melhor atender à necessidade e demanda das cidades. Os Pdits são financiados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Pilar/hospital

As obras do Hospital do Futuro no Pilar estão superaceleradas e devem ser entregues em dezembro, para fechar o ano. O investimento é oriundo de recursos próprio da Prefeitura do Pilar na gestão do prefeito Renato Resende Filho e vai atender a população não só do município, mas de toda a região do Vale do Paraíba.

Pilar/turismo

Uma das atrações turísticas em Pilar é o Pilar Air. Trata-se de um protótipo de um avião que foi colocado na parte alta da cidade e de frente para a Lagoa Manguaba. O Pilar Air é uma experiência única que você não pode perder. Aberto de segunda a quinta, das 14h às 19h, e de sexta a domingo, das 9h às 19h, o Pilar Air espera por você para viver momentos inesquecíveis e apreciar a cidade.

Barra de Santo. Antônio

Há mais de duas décadas e meia que a Barra de Santo Antônio não recebia uma ação como essa do Tribunal de Justiça de Alagoas. A ação foi realizada semana passada e devido a essa demanda reprimida e em não haver a possibilidade de atender a todos, a prefeitura tem trabalhado junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas para marcar uma nova ação.

Maragogi/política

O nome de César Lira vem surgindo naturalmente dentro do grupo do prefeito Sérgio Lira, como pré-candidato a prefeito em 2024. Como o prefeito Sérgio Lira ainda não declarou quem apoiará e disse que somente se pronunciará no final do ano, depois das pesquisas. O prefeito acenou que poderá renunciar antes de concluir seu mandato, e quem assumiria em seu lugar é Gabriel Vasconcelos.

Maragogi/candidatos

No entanto, no páreo estão nomes do grupo pol ítico do Prefeito Sérgio Lira, como o vereador Paulo Nunes, além de Daniel Vasconcelos. Isso divide o grupo e fortalece a oposição. A unificação em torno de um nome pode criar condições favoráveis de enfrentamento ao candidato de oposição mais forte no momento, que é o ex-prefeito Marcos Madeira, que tem demonstrado força exonerando desafetos políticos e nomeando apoiadores para cargos públicos na região.

Relacionadas