loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 11/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
32° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I26082023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PISO DE ENFERMAGEM

Mais de 4,5 mil prefeitos receberam orientações sobre os procedimentos que devem ser observados pela administração local após o repasse. Essa é a segunda reunião online promovida pela CNM sobre o tema. A primeira ocorreu na sexta-feira da semana passada, 18, com mais de 3,5 mil participantes. Após a publicação da Portaria 1135/2023, que dispõe sobre os valores da Assistência Financeira Complementar da União, a CNM tem recebido uma série de questionamentos dos Entes locais, o que levou a entidade a promover o evento. A analista técnica de Saúde da CNM, Marcela Lemgruber, destacou que é necessário, entre outras medidas, observar a memória do cálculo que começou a ser disponibilizada ontem na plataforma InvestSUS, com informações do Ministério da Saúde sobre o valor a ser repassado a cada profissional.

A CNM alertou que, se os dados não estiverem atualizados, o município corre o risco de continuar recebendo valores a menor para esse pagamento. Além disso, se o Município ficar três meses sem atualizar os dados, haverá suspensão do pagamento por parte da União. Lemgruber salientou que a CNM enviou caderno de perguntas e respostas aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios filiados à CNM.

Ziulkoski ressaltou que a entidade atuou no Legislativo para garantir uma fonte de financiamento e junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) como amicus curiae mostrando os impactos para as finanças e a saúde no País. Segundo o presidente da CNM, “ninguém é contra o piso, o que buscamos é a fonte de financiamento para pagar. Avançamos muito e a CNM está muito assídua nesta discussão. Esse problema que temos agora é bem menor, pois está vindo agora da União um recurso para pagar o piso”, disse Ziulkoski.

Belém/obras

Durante as comemorações pelos 61 anos de emancipação política do município de Belém, o governador Paulo Dantas fez, na última quarta-feira (23), a entrega da primeira etapa do Minha Cidade Linda, além de inaugurar o novo Centro de Saúde do município, que contou com um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O governador Paulo Dantas inaugurou 1,5 quilômetro de ruas.

Maragogi

Nos últimos seis anos, Maragogi recebeu diversos investimentos em pavimentação asfáltica, melhorando a vida de todos os cidadãos. Estão sendo entregues ruas pavimentadas pelos quatro cantos da cidade e, dessa vez, as obras estão acontecendo na Rua da Praia e na Rua Camurim, em Barra Grande. Além de proporcionar mais mobilidade, o serviço vai gerar mais conforto, segurança e a valorização dos estabelecimentos comerciais e imóveis da região.

Pão de Açúcar

O governador Paulo Dantas e o prefeito Jorge Dantas, vice-prefeito, Dr. Eraldinho, e o presidente da Câmara, João Batista, entregaram as obras de recuperação da 8ª GEE (Gerência Especial de Educação. Uma obra importante de valorização da educação no município.

Arapiraca

A ampliação e urbanização da Perucaba, em Arapiraca, segue a todo o vapor. Dessa vez, foi iniciada a implantação da iluminação em LED no entorno do lago. É a Prefeitura e Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Superintendência de Iluminação, trabalhando para deixar ainda mais lindo e brilhante um dos maiores cartões-postais da cidade.

Arapiraca/vereadores

A Praça Luiz Pereira Lima, localizada no Centro de Arapiraca, é parte da história do município e onde se realizam importantes manifestações culturais, vem necessitando de revitalização urgente. Pensando nisso, a vereadora Fany apresentou requerimento solicitado ao Executivo Municipal a realização de obras para recuperar a Praça Luiz Pereira Lima.

Arapiraca/casas abandonadas

O presidente da Câmara de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, pediu ao prefeito Luciano Barbosa para visitar, juntamente com uma comissão de vereadores, o residencial Arapiraca, no Bairro Bom Sucesso. O objetivo é fazer um levantamento de quantos imóveis estão fechados sem moradores, um indício de que teve gente que recebeu o imóvel sem precisar.

Coruripe/ambulantes

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Turismo e Ordenamento Público, realizou reunião de planejamento para os próximos eventos com os ambulantes que comercializam nos festejos do município. O encontro ocorreu em Coruripe e Pindorama.

Relacionadas