app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I29082023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 29/08/2023 - Matéria atualizada em 29/08/2023 às 04h00

FPM e a República das Bananas

As pequenas quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vêm sendo de alarde por parte dos prefeitos. Vale lembrar que, mesmo com as quedas do FPM, o total repassado aos cofres municipais de janeiro a julho de 2023 ainda é 3,5% maior que o mesmo período de 2022. As quedas são oriundas da baixa arrecadação tributária, fruto também do endividamento das empresas brasileiras, que passaram a sentir uma retração nas vendas como também no aumento da inflação, que incide sobre o processo produtivo. A restrição do crédito também está levando as empresas brasileiras a limitação no investimento do aumento da produtividade, aliada às dúvidas do “pacote de maldade” que está dentro da Reforma Tributária. Os empresários brasileiros estão reticentes quanto ao futuro da economia, e também os consumidores com poder aquisitivo estão poupando, aguardando uma definição mais clara da Reforma Tributária, que ameaça abocanhar boa parte dos rendimentos de quem tem bens e capital. Muitos destes brasileiros, já pensam em sair do Brasil e investir em países onde exista mais estabilidade sociopolítica e econômica. Contudo, os ventos que sopram sobre a América Latina, no momento são de instabilidades. Na Argentina, a possibilidade de Javier Milei, também chamado de “El louco”, vir a ser presidente da República, já está fazendo muitos arrumarem as malas rumo aos Estados Unidos e à Europa. Dentro desse contexto tumultuado, o Brasil vive momentos de futilidade, tendo como pauta nacional na mídia que compra e vende um relógio Rolex. Assim é o círculo chamado América Latina, onde estão as chamadas “repúblicas das bananas”.


Arapiraca/Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deverá receber a maior honraria de Arapiraca, que é a Comenda Manoel André. O requerimento é o do vereador Leo Saturnino. A solenidade de entrega da Comenda deverá ocorrer durante a programação das festividades alusiva à emancipação política de Arapiraca.


Arapiraca/combustíveis

O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Márcio Marques que determina a cassação da licença dos postos de combustíveis que forem flagrados vendendo o produto adulterados causou polêmica entre donos dos empreendimentos. A proposta poderá ser levada também por um deputado estadual para Assembleia Legislativa.


Arsal/fiscalização

Idosos beneficiados com a gratuidade nos transportes intermunicipal em Arapiraca e Palmeira dos Índios denunciaram que alguns transportadores alternativos estão se recusando a levá-los. Parentes de idosos também denunciaram que muitos chegaram a ser deixados no caminho e outros em cidades onde foram levados e não conseguiram voltar. Os parentes dos idosos pedem à Arsal a cassação das licenças desses transportadores.


Maragogi/visita

A visita do secretário de Infraestrutura do Estado, Rui Palmeira, a Maragogi foi um momento de dúvidas. O secretário esteve percorreu alguns distritos e bairros acompanhado do ex-prefeito Marcos Madeira, que posou para fotos e gravações. Depois, o secretário também posou para fotos junto ao vereador Júnior da Barra Grande. Os dois se apresentam como pré-candidatos a prefeito em 2024.


Maragogi/quem será?

A informação é que o vereador Júnior da Barra Grande é candidato a prefeito e não a vice, o que gerou confusão na cabeça do eleitor. Então, quem seria o candidato a prefeito com o apoio do governo do Estado? Madeira ou Júnior da Barra Grande? Já o vereador Fernando da Skoll continua seu voo solo. Diz que quer distância de Madeira, mas aguardando a orientação de seu “padrinho”, o governador Paulo Dantas.


Penedo/meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) da Prefeitura de Penedo concluiu o curso de capacitação em gestão ambiental para servidores da pasta no auditório da Casa de Aposentadoria. A qualificação, iniciada na quinta, 24, foi aberta pelo prefeito Ronaldo Lopes e pelo gestor da Semarh, Irmão João (João Ferreira da Silva), com treinamento realizado em parceria com o campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).


Coruripe/educação

A deputada estadual sergipana Lidiane Lucena visitou Coruripe para conhecer o projeto educacional desenvolvido pelo prefeito Marcelo Beltrão. A parlamentar passou toda a terça-feira (22) ao lado da equipe técnica da Secretaria de Educação de Coruripe, onde pode conhecer um pouco do funcionamento dos programas aplicados - Alfa e Beto, Cognvox, ABA, L@B Educa, Academia Estudantil de Letras, Laboratório de Robótica e Educação Ambiental.

Mais matérias
desta edição