loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
32° Tempo
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I28092023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Coruripe: polo de turismo

Coruripe se prepara para se transformar no principal polo de turismo do Litoral Sul, e um conjunto de ações vem sendo realizado pela gestão do prefeito Marcelo Beltrão, que iniciou pela nova urbanização da orla de Barreiras. Contudo, o trabalho promete se ampliar através do Projeto Orla de Coruripe, que debateu o cronograma no primeiro encontro com o grupo de trabalho para implantação, com uma capacitação para técnicos e gestores que farão parte do projeto, visando discutir estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas do município. A reunião foi articulada pela Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e aconteceu em horários distintos no auditório da Secretaria de Educação com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e Institutos de Ensino e Pesquisa. A capacitação foi conduzida por Enio Ricardo, arquiteto urbanista, mestre em gestão pública da empresa Gapu Soluções Ambientais, que foi contratada pela Prefeitura para prestar serviço de consultoria na elaboração do Projeto de Gestão Integrado da Orla (PGI) de Coruripe. O PGI é um Projeto de Gestão Integrado de Orla e é um instrumento de gestão urbana, ambiental e patrimonial que visa o ordenamento da orla, a harmonia do uso e promover o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras, especialmente das zonas de interface entre o ambiente marinho e terrestre. Ele busca estabelecer diretrizes e estratégias para o uso adequado do espaço considerando os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. Ao firmar o Termo de Adesão à Gestão de Praias, o município se comprometeu com a elaboração do PGI, com objetivo de qualificar esses territórios.

Coruripe

O Projeto Orla abrange toda a orla marítima de Coruripe, do limite com Feliz Deserto até o limite com a cidade de Jequiá da Praia. É uma iniciativa no âmbito do governo federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia, e pelo Ministério do Turismo.

Porto de Pedras

O município de Porto de Pedras comemora a renovação da permanência da certificação de Praia com Bandeira Azul 2023/2024. A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Maragogi

Em Maragogi, o Prêmio MPT foi destinado a três alunos, que vão participar da etapa nacional. O prêmio é uma conquista de todo o município, é uma junção de um trabalho sério da Educação pública direcionada especificamente ao crescimento dos discentes.

Penedo

O Festival de Música de Penedo abriu mais de 1000 vagas para workshops e oficinas de instrumentos musicais. Quem estava ansioso pode relaxar porque as inscrições já estão abertas e vão até 15 de outubro.

Arapiraca

Escolas, creches, unidades de saúde, praças e centros de assistência social estão sendo criados com funcionalidades e recebendo um colorido todo especial na gestão do prefeito Luciano Barbosa, em Arapiraca. Por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Infraestrutura, artistas arapiraquenses realizam intervenções com pinturas e grafitagens que embelezam os espaços públicos, além de valorizar suas obras.

Arapiraca

O projeto agrega valor estético e simbólico. As pinturas artísticas nas paredes do Restaurante Popular Jerimum, no Planetário Municipal, na Casa da Ciência e no Espaço Nascer e Crescer têm a marca das artesãs e arquitetas Preysla Savana, Tyane Melo e Elisa Nazário.

Arapiraca/planetário

Há 11 anos, o prefeito Luciano Barbosa, em sua segunda gestão, inaugurou uma importante ferramenta de aprendizado, de conhecimento e observação dos grandes astros do universo, o Planetário Municipal e a Casa da Ciência. E para celebrar mais um ano de atividades do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral III (Caeti-III), a Prefeitura de Arapiraca vai realizar, do dia 2 a 6 de outubro, uma programação especial de aniversário com um tributo à Missão Apollo 11 e as perspectivas da volta à Lua.

Arapiraca/conhecimento

Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as missões espaciais que levaram o homem à Lua, com a exibição de documentários; vão fazer parte de uma fantástica turnê guiada por todo o planetário e terão à sua disposição toda a formação do sistema solar, em sessão especial na cúpula digital.

Relacionadas