app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I15112023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 15/11/2023 - Matéria atualizada em 15/11/2023 às 04h00

Água do Sertão e Sertão sem água

Os problemas causados pelas concessionárias responsáveis pelo abastecimento de água no interior de Alagoas continuam causando revolta na população, que passou das reclamações para realização de protestos, como o que ocorreu na AL 220 pelos moradores dos assentamentos Nova Esperança, Olga Benário e adjacências, que interditaram um trecho da rodovia que liga os municípios de Olho d’Água a Piranhas, sentido Distrito de Piau, Alto Sertão de Alagoas. Os moradores exigem a normalização do fornecimento de água e dizem que o abastecimento foi interrompido há um mês e eles estão sofrendo com a falta do líquido. A empresa Águas do Sertão jogou para Casal a responsabilidade dos problemas e informou que o abastecimento nos assentamentos, localizados às margens da AL-220, em Piranhas, é de responsabilidade exclusiva da Casal. Contudo, em relação ao abastecimento do Distrito Piau, em Piranhas, a concessionária assume que é sua responsabilidade e diz que realiza a distribuição com a água produzida pela Casal na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Piau e que tem se empenhado em colaborar com a Casal e a Prefeitura de Piranhas na busca de soluções para o abastecimento dos demais povoados da região atendidos exclusivamente pela Casal. Segundo a empresa, as melhorias imediatas incluem o reparo já realizado de um grande vazamento na tubulação local e ajustes nas manobras da rede. Outra providência será a aquisição e instalação de uma bomba com maior potência por parte da Casal.


Mais protestos/ocupação

Os moradores dos assentamentos prometem continuar realizando os protestos e não descartam que ocorram nos escritórios da Casal e da Águas do Sertão em Delmiro Gouveia. Os moradores pretendem ocupar os escritórios e só deixar o local com a garantia de que o problema seja resolvido.


Arapiraca

Durante os dias 11 e 12 de novembro, Arapiraca se tornou a capital brasileira do esporte radical em duas rodas, com a 11ª edição do Viva Motocross. O Lago da Perucaba foi o palco de mais essa edição do evento, que reuniu pouco mais de 15 mil espectadores durante os dois dias de competições no mais belo cartão-postal de Arapiraca.


Delmiro/empreendedor

No dia 10 de novembro, realizou-se, na Casa do Empreendedor, uma palestra sobre a Lei de Liberdade Econômica, bem como abertura e funcionamento de empresas para empresários/as e MEIs. A ação foi articulada pelas secretarias de Meio Ambiente, Finanças e Saúde e a Casa do Empreendedor Sebastião Bezerra.


Delmiro/sustentabilidade

A entrega dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em Delmiro Gouveia representa um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental. Esses pontos destinados à coleta de lâmpadas, eletrônicos e pilhas desempenham um papel crucial na promoção do descarte adequado desses resíduos, evitando danos ao meio ambiente.


Delmiro/coletores

O primeiro local a ser contemplado com coletores foi o Memorial Delmiro Gouveia. Em breve, serão direcionados a outras localidades do município. A comunidade delmirense ganha a oportunidade de descartar seus produtos eletrônicos obsoletos, lâmpadas queimadas e pilhas usadas de maneira responsável.


Maragogi

Em audiência com o ministro André de Paula, da Pesca e Aquicultura (MPA), o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, discutiu ações para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal, melhorias na estruturação e qualificação para a Colônia dos Pescadores Z15 Emílio de Maia, além de reivindicar um olhar diferenciado do MPA para as marisqueiras de Maragogi.


Olho d’Água do Casado

O diretor de recursos hídricos de Olho d’Água do Casado esteve na Semarh visitando os setores de Recursos Hídricos (Água Para Todos) e Meio Ambiente. Lá, ele conversou com Judinete, responsável pelos projetos de implantação de sistemas de abastecimento. Foi discutido o abastecimento das comunidades Gorgonho, Lagoa da Vaca, Letreiro, Morro Vermelho, Lagoa da Cruz.


Penedo/ambulantes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (Sedecin) convida todos os ambulantes de Penedo para uma reunião essencial, a ser realizada na Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo, a biblioteca localizada ao lado da agência dos Correios.


Penedo/soluções

O encontro, marcado para a próxima sexta-feira, dia 17, a partir das 9h, tem como objetivo discutir temas de relevância para o trabalho dos ambulantes penedenses, visando encontrar soluções conjuntas que aprimorem as condições de trabalho, e também para atualização do cadastro da categoria na Sedecin.

Mais matérias
desta edição