app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I17112023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 17/11/2023 - Matéria atualizada em 17/11/2023 às 04h00

A história do Hotel Jatiúca

Aos poucos estamos resgatando a história de dois hotéis que têm muito a ver com o desenvolvimento do turismo em Alagoas e que um deles está prestes a desaparecer: o Hotel Jatiúca. Tudo começou na década de 70, quando o governador Divaldo Suruagy desapropriou uma área na Praia de Jatiúca que pertencia à família Vasconcelos, que tanto contribui para o turismo em nosso Estado. O local era justamente onde ficava a Lagoa da Anta, um lindo lago, que na época se encontrava com o mar, formando um conjunto harmonioso com a natureza que encantava a todos. O objetivo do então governador Divaldo Suruagy era construir o Hotel Profissionalizante do Estado de Alagoas (Hopeal). Para isso, fez uma parceria com a saudosa companhia aérea Varig, que tinha a cadeia de hotéis Tropical. Contudo, terminou o Hotel Escola indo para o Estádio Rei Pelé, onde chegou a funcionar por um bom tempo, entre trancos e barrancos. Já a Varig iniciou a obra do Hotel Alteza, mas terminou passando a concessão para o Grupo Pernambucanas, que então assumiu a conclusão da obra e anos depois mudou o nome para Hotel Jatiúca e que funciona há mais de 50 anos. No início foi iniciada uma parceria dos gestores do Jatiúca com o Hotel Ponta Verde, da família Vasconcelos, para promoção do turismo em Alagoas. A história dos hotéis Jatiúca e Ponta Verde se confundem, pois os dois têm praticamente a mesma idade de fundação e, graças a esses dois grupos empresariais, Alagoas começava a ser descoberta pelas operadoras e agências de viagens do Brasil e do mundo. Atualmente existe um movimento para evitar que o Hotel Jatiúca seja demolido, já que a área cedida pelo governo de Alagoas deve ter sua finalidade cumprida, que é o desenvolvimento do turismo, gerando emprego e renda para Alagoas.


Milagres Convention

O Milagres Convention vem realizando uma série de reuniões para treinar colaboradores das pousadas a realizar o Boletim de Ocorrência online, para os casos dos hóspedes que têm sua documentação extraviada. Com isso, os estabelecimentos evitam que os turistas com esses problemas se desloquem para outras cidades em busca de obter o BO.


Porto de Pedras

Nos bastidores políticos em Porto de Pedras, comenta-se a calmaria que se abateu na disputa pela prefeitura. Segundo os comentários do “senadinho”, o único pré-candidato existente é o empresário Caio Borghetti, já que o vereador Alan, presidente da Câmara, se recusa a disputar o cargo de prefeito no próximo ano. Diante da calmaria, só restou ao vereador Caio ir pescar e aguardar o dia da eleição.


Milagres/Bureco nele

O prefeito Jadson Pezão está correndo para ver se consegue reconquistar a credibilidade popular depois de abandonar as promessas de campanha feitas aos eleitores. Pezão, segundo os comentários nas ruas, acordou com um pesadelo chamado Bureco, que vem crescendo no conceito popular.


Delmiro

Em Delmiro Gouveia, o ex-prefeito Padre Eraldo Cordeiro vem realizando uma novena para que a Justiça seja lenta no julgamento dos processos em que é acusado de improbidade administrativa. Já o vice-governador Ronaldo Lessa vem apostando todas as suas fichas no ex-prefeito para disputar a prefeitura com o MDB, da prefeita Ziane Costa, fiel aliada do Governador Paulo Dantas.


Maragogi

Aliados políticos do prefeito Sérgio Lira tentam de todas as formas pressioná-lo a apontar um nome dos pré-candidatos a prefeito de seu grupo. O interessante é que, dentro da Câmara, oposição e beneficiados com cargos na prefeitura e que fazem parte da base política do prefeito se uniram para indicar um nome. Contudo, Lira continua firme no timão do grupo político.


Japaratinga

Em Japaratinga, a vereadora Dani Pacheco deverá ir mesmo para sua reeleição para Câmara e desistiu do projeto de ser vice de Maria Loureiro. Segundo sua assessoria, a vereadora que, está em seu primeiro mandato, deseja amadurecer seu trabalho no Legislativo e esperar pelo momento certo para disputar o executivo municipal.


Arapiraca

Em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa está tranquilo, porque até o momento não se confirmou um nome de oposição que disputará com ele as eleições no próximo ano. O nome do vereador Thiago ML surgiu no início deste ano, como um nome, mas diante do cenário político, Thiago ML deve mesmo disputar sua reeleição.

Mais matérias
desta edição