Confira os destaques do interior alagoano #I30112023
.
Por MOZART LUNA | Edição do dia 30/11/2023 - Matéria atualizada em 30/11/2023 às 04h00
FPM/aumento 18,9%
As prefeituras receberam a terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com um aumento de 18,9% em relação à mesma quota do ano passado, e o mês de novembro também termina com um aumento de 2,67% em comparação a 2022. No total, foram depositados R$ 4,2 bilhões nas contas das prefeituras. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
FPM/ano 3,59% aumento
Com relação ao acumulado do ano, os estudos técnicos verificaram que o valor total do FPM vem apresentando uma oscilação. O total repassado aos municípios no período de 2023 apresenta um crescimento de 3,59% em relação ao mesmo período de 2022, dividido entre a expansão de 7,56% no primeiro semestre e, até aqui, queda de 1,13% no segundo semestre.
Inflação
Ao desconsiderar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2023 apresenta queda de 0,90% em relação ao mesmo período do ano anterior, divididos entre um crescimento real de 2,85% no primeiro semestre e redução de 5,43% no segundo semestre.
Piranhas/louvor
Acontece hoje, em Piranhas, uma noite de louvor, com o show gospel ‘Piranhas para Jesus’, o maior evento evangélico do Sertão. Será a maior concentração de louvor na região para celebrar com os incríveis shows de Gabriel Rocha e da banda Presença e Glória. Será uma oportunidade de vivenciar momentos de fé e adoração. Parabéns ao prefeito Tiago Freitas por oferecer essa oportunidade de um encontro com Jesus.
Maragogi/climatizadas
Em Maragogi, o prefeito Sérgio Lira disse que a prefeitura realizou a climatização de todas as escolas municipais para garantir um ambiente propício ao aprendizado e bem-estar dos estudantes. A rede municipal de ensino em Maragogi é a única que está totalmente climatizada.
Delmiro/praças
Em Delmiro Gouveia, o Programa “Viva a Praça” vai modernizar todas as praças e canteiros do município de Delmiro Gouveia, um projeto executado com recursos próprios. Ao todo serão reformadas 20 praças e 10 canteiros, incluindo praças da zona urbana e zona rural, e construídas 12 novas.
Arapiraca/desjudicializando
O município de Arapiraca foi escolhido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, para ser o primeiro a receber o programa Desjudicializando. Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Procuradoria Geral do Município e cartórios locais, o projeto tem como propósito oferecer alternativas extrajudiciais para a quitação de débitos e a consequente redução das demandas nas unidades judiciárias em todo o Estado.
Arapiraca/lançamento
Para o lançamento do projeto, o prefeito Luciano Barbosa assinou o Termo de Cooperação em reunião ocorrida no final da tarde desta segunda-feira (27), no Centro Administrativo Municipal. O ato de assinatura contou com a presença do corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Domingos Neto; do juiz-auxiliar da CGJ, Anderson Passos; juízes Carlos Bruno, Alberto Almeida, Ricardo Lima e o subprocurador-geral do município, advogado Anderson Costa, e o secretário municipal da Fazenda, Lourinaldo Santos, bem como de representantes de cartórios de Arapiraca.
Olho d’Água do Casado
Em parceria com uma empresa privada, a Prefeitura de Olho d’Água do Casado está ofertando curso de máquinas pesadas para a população casadense. A primeira turma já foi concluída e os participantes receberam seus certificados. O objetivo da parceria com o Projeto União é capacitar os casadenses para o mercado de trabalho e por isso foram oferecidas aulas teóricas e práticas em pá-carregadeira, patrol, retroescavadeira e outras.