app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I02122023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 02/12/2023 - Matéria atualizada em 02/12/2023 às 04h00

Braskem/Salgema

A tragédia que se abateu sobre Maceió, atualmente com o afundamento do solo em vários bairros, era uma tragédia anunciada há mais de 30 anos. Ainda como estudante de jornalismo, eu fiz uma reportagem na década de 80. Ouvimos técnicos e ambientalistas que alertavam para as consequências das cavernas que eram formadas com a exploração do sal-gema.


Silêncio de todos

Contudo, a antiga Salgema, que passou para a multinacional Union Carbide, jogou pesado em todos os lados, calando a todos. A empresa fez uma campanha de marketing pesada e jogou uma cortina de fumaça sobre a evolução dos problemas. Hoje estamos colhendo os frutos da omissão de todos.


Agreste/Próxima tragédia

A próxima tragédia está anunciada para ocorrer em pouco mais de 10 anos e será no Agreste. Tremores de terras já foram registrados e, graças ao prefeito Luciano Barbosa, estão sendo investigados pelo Ministério Público. A primeira fase são danos causados à agricultura familiar e em seguida a iminência da contaminação das águas do rio São Francisco por rejeitos de minérios.


Palmeira dos Índios

A disputa eleitoral em Palmeira dos Índios ainda não começou, mas já atrai lideranças políticas do Estado, como o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor, que, segundo fontes de bastidores, gostaria de colaborar com a eleição de um candidato. Marcelo Vitor é de Palmeira dos Índios e já está se movimentando nesse sentido.


Palmeira dos Índios/pré-candidatos

No cenário político em Palmeira dos Índios já estão postos alguns nomes, como a esposa do ex-prefeito James Ribeiro, Mosabelle, que atualmente é a única que chegou a lançar seu nome nas ruas e tem aceitação popular. Outro nome é do vice-prefeito Márcio Henrique Carvalho, que não se lançou, mas o nome também está nas ruas. Nesse contexto, o prefeito Júlio César não se posiciona e diz que ainda é muito cedo.


Jacuípe/Fundeb

Na próxima semana, representantes do Sinteal de Jacuípe e lideranças sindicais estaduais estarão indo ao Ministério Público em Porto Calvo para pedir que a Promotoria intime o prefeito Amaro Júnior, vulgo “Carro Véio”, para prestar contas dos R$ 13 milhões que o município recebeu a título de precatório do Fundeb. Os sindicalistas já cobraram, mas o prefeito não deu nenhuma informação.


Jacuípe/obras

Várias obras em Jacuípe para onde foram destinados vultosos recursos federais estão paradas e todas não possuem placas informando os detalhes, principalmente o valor do recurso destinado. A denúncia foi feita por populares, que enviaram à coluna fotos de uma das obras, o Pátio de Eventos, que começou a ser erguido às margens do rio Jacuípe, área de inundação. O princípio da publicidade, nesse caso, vem sendo ferido em Jacuípe.


Porto Pedras

A pesquisa realizada pelo Instituto Inopublic Marketing mostrou o verdadeiro cenário atual da disputa pela prefeitura de Porto de Pedras, que tem dois vereadores do MDB como pré-candidatos: Caio Borghetti e Alan de Jesus, este último apoiado pelo prefeito Henrique Vilela, mas que possui uma grande rejeição e está em segundo lugar e muito distante do Borghetti.


Porto de Pedras/PP

Circula em Porto de Pedras a informação de que o ex-deputado Davi Davino vem conversando nos bastidores com o vereador Alan de Jesus para que ele se filie ao PP de Arthur Lira, em março, quando a janela da traição será aberta. O vereador é o candidato a prefeito em 2024 do prefeito Henrique Vilela. Segundo uma fonte ligada a Davino, foi oferecido a Alan todo apoio necessário e ele estaria pensando, mas depende também do prefeito Henrique Vilela.


Maragogi/Dani

Tudo caminha para a confirmação do nome do vereador Dani da Elba como o nome que o prefeito Sérgio Lira (PP) vai apoiar para ser seu sucessor em 2024. Segundo apuramos, o prefeito Sérgio Lira, já está conversando com todos do grupo a sua preferência, mas para confirmar ele vai realizar uma pesquisa para avaliar, por fim, o nome de Dani da Elba.


Maragogi/Madeira

Enquanto isso, o ex-prefeito Marcos Madeira (MDB) está nas ruas e nas redes sociais com sua equipe de marketing trabalhando dia e noite. Madeira até agora está correndo na raia sozinho. Resta avaliar como ficará quando o nome do candidato do prefeito Sérgio Lira for anunciado. As pesquisas vão avaliar esse embate.

Mais matérias
desta edição