app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I05122023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 05/12/2023 - Matéria atualizada em 05/12/2023 às 04h00

Penedo

Penedo se transformou num destino de turismo natalino graças à ornamentação que recebeu através do Penedo Luz, que aconteceu domingo (3). O desfile natalino contou com artistas circenses e personagens que encantam a criançada e espalharam alegria durante o percurso até a orla ribeirinha, onde Papai Noel chegou em sua embarcação iluminada, uma das atrações que diferenciam os festejos natalinos promovidos pela Prefeitura.


Arapiraca

Com décadas dedicadas a manter a tradição do guerreiro, Elias Fortunato de Souza, o Mestre Elias de Arapiraca vai representar o Nordeste no XV Encontro de Mestres do Mundo, que acontecerá de 7 a 10 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri em Crato, Ceará. Aos 82 anos, Mestre Elias acumula prêmios e reconhecimentos pelo Estado afora e agora representará todo Alagoas no encontro que vai celebrar duas décadas com o tema “20 Anos de Futuro”.


Mestre Elias

Mestre Elias é natural de Coité do Nóia, mas mora em Arapiraca há 50 anos, na comunidade das Cacimbas, onde é conhecido pelo seu famoso forró e por ser mestre do Guerreiro Aza Branca. Em 2008, recebeu o Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda – 100 anos de Frevo e, em 2013, repetiu a dose com o mesmo prêmio em homenagem a Mazzaropi, ambos do Ministério da Cultura.


Arapiraca

A falta de água em Arapiraca já se transformou em um fato corriqueiro. Desde semana passada está faltando água nas seguintes localidades e na maioria com mais de 30 dias: Conjunto Arnon de Mello, Distrito Capim, Alto do Cruzeiro. Ao mesmo tempo, a conta dos 30 dias sem água chegou para todos pagarem.


Empresa amiga da mulher

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulgou, na quinta-feira (30), a prorrogação do prazo de inscrição para o Selo Social de Arapiraca: Empresa Amiga da Mulher. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2024. Para participar, a empresa deverá seguir as seguintes orientações: – Enviar certidão negativa de débitos municipais, cuja emissão é realizada através do endereço eletrônico: https://arapiraca.abaco.com.br/eagata/servlet/hwtportalcontribuinte?certidao-geral.


Coruripe

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria Municipal de Cultura, conseguiu aprovar o plano de ação e confirmar sua adesão à Política Nacional Aldir Blanc. Com o êxito, o município vai receber do governo federal R$ 396.997,10 para fomento de atividades culturais em 2024. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc e na Lei Paulo Gustavo.


Delmiro

Em uma colaboração entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Delmiro Gouveia e o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas - IMA, um mutirão de limpeza foi promovido na prainha do distrito da Barragem Leste. Essa iniciativa conjunta visa preservar e revitalizar esse importante ponto natural, demonstrando o comprometimento com a conservação ambiental local.


Pão de Açúcar

Pão de Açúcar vai ganhar um lindo painel colorido, com destaque para os artistas da terra e para as manifestações culturais do município. O painel dará a Pão de Açúcar um visual diferente e faz parte da proposta de inclusão da cidade no roteiro de visitação turística e também de pesquisadores culturais.


Piranha

Em Piranhas, o curso de formação de conselheiros tutelares será encerrado. A iniciativa tem o objetivo de preparar todos que vão atuar na defesa dos direitos das crianças e do adolescente. A iniciativa foi da prefeitura e é destinada aos conselheiros titulares e suplentes eleitos no processo de escolha para o mandato de 2024-2027.

Mais matérias
desta edição