app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I15122023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 15/12/2023 - Matéria atualizada em 15/12/2023 às 04h00

Nota Sinteal

A comissão dos professores da Educação de Jacuípe e o Sinteal estiveram na Promotoria de Porto Calvo para evitar que o prefeito se aposse da segunda parcela do Fundef, que está previsto para entrar até o final deste mês. Eles também querem que o gestor envie, por ordem judicial, os extratos e a prestação de contas da primeira parcela do fundo e pediram ao promotor que mande desbloquear o Portal da Transparência do município.

Organização do carnaval

A Secretaria Municipal de Cultura e a Gerência de Eventos de Coruripe promoveram uma reunião com representantes dos blocos carnavalescos de Coruripe, no auditório da Secretaria de Educação (Semed).O secretário de Cultura, Ricardo Curvelo, afirma que os preparativos para as festividades do próximo ano estão a todo o vapor.

Curso de agentes

Após um ano, os 22 servidores da Saúde de Coruripe concluíram o curso técnico de agentes comunitários de Saúde e de Endemias. A capacitação ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso teve como objetivo capacitar os servidores, buscando também levar um atendimento de qualidade aos coruripenses.

Tecnologia

Os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca realizaram a Segunda Exposição de Matemática Ciência e Tecnologia (Expomatec). As atividades foram coordenadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC) da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca e teve como intuito o desenvolvimento do letramento matemático e da educação científica junto aos estudantes do Ensino Fundamental.

Natal no Agreste

Arapiraca viverá noites embaladas pela magia natalina nos dias 22 e 23 de dezembro, com muita música, teatro e cultura na 2ª edição da Parada Natalina, que acontece no Bosque das Arapiracas, a partir das 17h. A programação é promovida pela Prefeitura de Arapiraca e promete levar milhares de pessoas ao evento, encantando a população com os festejos da época mais amada do ano.

Apresentações

Serão diversas apresentações de grupos culturais no percurso da Parada Natalina e no palco artístico montado no início do Bosque. As atrações são bandas, corais e mestres da cultura local, como o Mestre Elias, Guerreiro Idade Dourada, Pastoril Estrela Remanescente, entre outros. O desfile contará com carros alegóricos, apresentações de escolas municipais e atrações surpresas.

Cultura na Ilha do Ferro

Arte, música e cultura são as atrações de hoje na Ilha do Ferro, com a apresentação de Jurandir Bozo, que apresentará o espetáculo “Cantoria e Contos do meu Lugar”, a partir das 19 horas. A Ilha do Ferro se consolida como um dos destinos turísticos de artesanato e também cultural.

Escorpião

Em Olho d ‘Água do Casado, foi iniciada uma campanha de alerta para picada de escorpião, neste período de verão. O escorpião é venenoso, sua picada pode causar a morte, principalmente em crianças e idosos. Em caso de picada, a recomendação é manter a calma, lavar o local da picada apenas com água e sabão e procurar uma unidade de saúde com urgência.

Galinhas no terreno

Não existem produtos eficazes para erradicar o escorpião. O Ministério da Saúde não recomenda o uso desses produtos, pois biologicamente os escorpiões são muito resistentes e percebem facilmente o perigo por meio de seus sentidos aguçados. No campo, a criação de galinhas soltas no terreiro é uma forma de precaução, já que elas são exímias caçadoras de insetos.

Mais matérias
desta edição