app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I28122023

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 28/12/2023 - Matéria atualizada em 28/12/2023 às 04h00

Perturbação do sossego

Moradores de vários bairros em Arapiraca estão reclamando da ausência da polícia no atendimento das reclamações de uso abusivo de aparelhos de som. Segundo os moradores, a Central 190 não atende aos chamados de solicitação para coibir o uso de aparelhos que perturbam o sossego público.

Réveillon e Piranhas

A programação de réveillon em Piranhas foi divulgada: Eternos Amigos Wilton Belo e Kelly Freitas, Adalgiza. No distrito de Piau: Dé boy, Expresso Forronejo, Fabinho Vaqueiro. A festa terá toda a segurança necessária, e os hotéis ainda estão aceitando reservas.

Nova Rodovia em Ibateguara

A população do povoado Roçadinho, em Ibateguara, na Zona da Mata de Alagoas, foi beneficiada com a implantação e pavimentação do acesso à comunidade, que faz ligação com a BR-416. O acesso, numa extensão de 3 km, faz parte do Programa Alagoas de Ponta a Ponta, que contou com investimentos de R$ 5,7 milhões do Tesouro Estadual. A inauguração foi feita pelo Governador Paulo Dantas, acompanhado da prefeita Nea do Geo e lideranças políticas da região.

Trânsito Seguro

Com a chegada do período de férias, o fluxo de veículos nas rodovias alagoanos triplicou. Pensando no aumento do fluxo de veículos nas estradas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) deu início à Campanha de Verão com o tema: “Se tá seguro, tá de boa!”.

Casas em Chã Preta

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) entregou mais cinco casas do Programa Vida Nova na Sua Casa, no município de Chã Preta. A entrega foi feita pelo secretário Rui Palmeira. As obras foram realizadas pela Seinfra, por meio de um convênio entre a prefeitura e o governo de Alagoas. Serão construídas 40 residências e realizadas 200 melhorias habitacionais na cidade. Os projetos habitacionais estão orçados em mais de R$ 4 milhões.

Peixes em Penedo

O incentivo à produção de pescado em cativeiro tem assistência técnica e apoio logístico da Prefeitura de Penedo, trabalho realizado por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada). A pasta administrada pelo secretário Rogério dos Peixoto (Rogério José da Silva) promove ainda a distribuição de alevinos, iniciativa feita em parceria com a Codevasf, que prevê a entrega gradativa de 50 mil alevinos das espécies tilápia e tambaqui.

Educação no Pilar

Estão abertas as matrículas na rede municipal de ensino, e a Prefeitura de Pilar já iniciou uma grande campanha para que ninguém fique fora da escola em 2024. Para garantir uma vaga, estudantes e pais ou responsáveis só precisam se deslocar à escola mais próxima até o dia 31 de janeiro. São 10 mil vagas à disposição, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Começo das aulas

As aulas começam no dia 5 de fevereiro. Antes, porém, as equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura vão iniciar as ações de busca ativa, percorrendo, inclusive, a feira livre da cidade. O objetivo é alcançar o maior número possível de matrículas até a jornada pedagógica, que acontece no dia 29 de janeiro, três dias antes do encerramento da campanha.

Rede municipal

A rede municipal dispõe de 25 unidades, contemplando estudantes da creche à pré-escola, além do ensino fundamental e EJA. As nove creches do município funcionam em tempo integral e ofertam cinco refeições diárias. Some-se a isso o Complexo Esportivo Professor Edson Maia, que reúne 19 modalidades e já assiste 2,5 mil estudantes do Pilar, e a primeira escola municipal bilíngue do Norte e Nordeste.

Material escolar

Cada aluno matriculado recebe material escolar e fardamento completos. Já a qualidade da merenda fortalece o combate à insegurança alimentar e nutricional. Com seis laboratórios de robótica que aprimoram o processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo estudantil, a rede conta, ainda, com profissionais capacitados para o desenvolvimento da educação socioemocional, garantindo também toda a estrutura necessária para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Mais matérias
desta edição