app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I02012024

[email protected]

Por MOZART LUNA | Edição do dia 02/01/2024 - Matéria atualizada em 02/01/2024 às 04h00

Eleições 2024

Passadas as festas, as atenções se voltam para as articulações políticas objetivando as eleições municipais em outubro. Os acertos têm também a ver com as eleições em 2026, quando teremos eleições para deputados estaduais, federais, duas vagas para senadores e governador do Estado.


Prefeitos candidatos

No cenário da disputa pelas prefeituras, passam acordos de apoio para deputados estaduais principalmente. Alguns prefeitos que estão concluindo seus mandatos desejam ter um mandato de deputado estadual. Segundo as informações de bastidores, dois nomes já estão dispostos a ir para a Assembleia Legislativa: Henrique Vilela, de Porto de Pedras, e Júlio César, de Palmeira dos Índios.


Mais adesões em Maragogi

O vereador Dani da Elba teve importantes adesões políticas na última semana de 2023. Entre elas estão a ex-vice prefeita Isabella Laranjeiras, os vereadores Alcyoune Pinto e Valdeci Leandro. O Grupo político vem crescendo com a ajuda do prefeito Sérgio Lira, que está em campo trabalhando dia e noite.


Confraternização em Porto de Pedras

No último dia de 2023, o vereador Caio Borghetti realizou uma festa de confraternização para os amigos. Contudo, para surpresa do vereador, a festa teve a presença de tanta gente que virou uma enorme aglomeração no Posto Patacho, de pessoas de todas as idades e locais do município. Foi uma demonstração de que o vereador é hoje uma liderança política consolidada em Porto de Pedras.


Disputa pelo senado

A disputa pelo Senado Federal em Alagoas em 2026 já anuncia que teremos muitos, mais muitos candidatos para as duas vagas. Na sua maioria, franco-atiradores, outros buscando negociar e poucos com real intenção em disputa para conseguir convencer o eleitorado a elegê-los. Para os observadores políticos, uma vaga já estaria garantida para o senador Renan Calheiros e a outra é livre.


Ninguém quer disputar com Luciano

Em Arapiraca, até o momento não há interessados em disputar a prefeitura com o prefeito Luciano Barbosa. O único que ainda pode ir para disputa é o ex-presidente da Câmara Municipal Thiago ML, mas, diante da falta de apoio, deverá mesmo garantir sua reeleição. Nem os contestadores pretendem ir para disputa por falta de “patrocínio”.


O vice de Ziane Costa

Em Delmiro Gouveia, a preocupação do grupo da situação não é com os nomes que estão sendo lançados como possíveis candidatos, mas com a disputa interna para ser vice da prefeita Ziane Costa. Atualmente, o vice é Valdo Sandes, que busca se segurar na chapa, mas na relação tem muita gente boa também.


Lula Cabeleira em Água Branca

Em Água Branca, o nome mais forte na disputa pela prefeitura é do ex-prefeito de Delmiro Gouveia Lula Cabeleira. A convocação foi feita pelo senador Renan Calheiros, que aguarda a decisão de Lula. Água Branca vive momentos muito difíceis com a atual administração, que deixa a cidade em péssima situação.


Olho d’Água do Casado

O prefeito Zé da Emater é o condutor do processo político em Olho d’Água do Casado. O prefeito vem buscando conciliar os conflitos dentro de sua base política. Contudo, o prefeito Zé da Emater, segundo os observadores políticos, é uma liderança que vai unir todos em torno de um nome que dará continuidade a sua gestão. O município nunca recebeu tantos recursos e obras como nos últimos quatro anos, o que demonstra o poder de articulação do prefeito.

Mais matérias
desta edição