app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I03012024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 03/01/2024 - Matéria atualizada em 03/01/2024 às 04h00

Escola Bilíngue em Pilar

Inaugurada na cidade de Pilar em fevereiro do ano passado, a primeira escola municipal bilíngue do Norte e Nordeste já é referência para educadores Brasil afora. O projeto da Prefeitura de Pilar foi lembrado em trabalho de conclusão de curso de MBA em Gestão Escolar pelo PECEGE ESALQ/USP.

Rendimento satisfatório

Aplicadora de certificados internacionais de proficiência em inglês e professora há quase 30 anos, a autora Erika Verdinassi diz ter se apaixonado pela iniciativa que proporciona o ensino bilíngue a 119 estudantes pilarenses do 1º ano do ensino fundamental, defendendo a importância do bilinguismo na educação básica.

Novo point da política

Há pouco mais de dez anos, a Barra de São Miguel era o point onde as lideranças e caciques da política alagoana se reuniam para aproveitar o período de férias de final de ano, até o carnaval, para articular os acordos e estratégias para as eleições. Hoje, a Rota dos Milagres se transformou nesse local.

Barra esvaziada

Atualmente, a Barra de São Miguel sofre um processo de esvaziamento, com muitas casas de veraneio para vender, e a nova geração política escolheu o Litoral Norte como “clube” do poder em Alagoas. A Barra de São Miguel vem sofrendo nos últimos anos com a falta de uma política para atrair a juventude. Somente a velha geração ainda resiste na Barra.

Adesão a Caio Borghetti

O vereador Caio Borghetti deu uma demonstração de força política durante o réveillon em Porto de Pedras. Os amigos do vereador promoveram uma festa de confraternização na véspera do ano novo no distrito de Patacho, que reuniu milhares de jovens, que fizeram questão de declarar apoio ao projeto político de Borghetti. Segundo o vereador, os jovens estão revoltados com o clima de violência política no município e com as perseguições.

PF em Penedo nas redes sociais

A Polícia Federal e a Polícia Civil deverão ser convocadas nos próximos dias por pessoas que residem em Penedo e que estão sendo vítimas de ataques de discursos e ódios por um elemento, que há muito tempo vem usando as redes sociais para denegrir, fazer acusações infundadas e fomentar o ódio, além de difundir fake news. As vítimas pedem a prisão imediata do elemento e seu banimento das redes sociais.

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e o atual governo, junto com o Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Alexandre de Moraes, já estão alinhados para prender e banir das redes sociais os que praticam crimes digitais, principalmente em períodos eleitorais. Em Penedo, a situação é crítica, mas, apesar de várias denúncias, essa prática continua ocorrendo. O que se espera é uma ação rápida e exemplar da Justiça e da Polícia.

Escola em Tempo Integral em Penedo

O ano letivo 2024 apresenta uma novidade. Mais quatro unidades de ensino da rede municipal que vão fazer parte do Programa Escola em Tempo Integral, ampliando o sistema que atende estudantes da Escola Douglas Apratto Tenório e da Escola Rotary. A iniciativa, que promove reforço escolar, atividades pedagógicas, artísticas e esportivas no Complexo Educacional e Esportivo da Semed, o antigo Ginásio do Sesi, também proporciona cinco refeições diárias para alunos e alunas.

Mais matérias
desta edição