app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I07022024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 07/02/2024 - Matéria atualizada em 07/02/2024 às 04h00

Biólogos mirins

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), por meio do Herbário MAC, realizou, no auditório do Centro de Inovação de Jaraguá, a cerimônia de formatura de mais uma turma do projeto Botânico Mirim. A iniciativa propõe a prática da botânica e a introdução a conhecimentos ambientais para que crianças e adolescentes possam atuar como multiplicadores na preservação da natureza.

40 novos botânicos

Após três meses de atividades e muito aprendizado, 40 novos botânicos mirins receberão o certificado de conclusão do projeto. Durante esse período, eles puderam aprender e vivenciar várias temáticas relacionadas à biodiversidade, aos tipos de plantas, à importância da proteção aos animais silvestres e ao combate aos crimes ambientais.

Conselho de Turismo

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), criou dois importantes fóruns para fomentar ainda mais o setor. Um deles é o Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e do site Observatório do Turismo, que apresentará o real cenário turístico alagoano. Os instrumentos contribuirão com a aplicação de políticas públicas eficazes e ações estratégicas para o desenvolvimento econômico.

Observatório do Turismo

Para a secretária da Setur, Bárbara Braga, os equipamentos são um marco para o turismo alagoano. “Observatório do Turismo tem como objetivo a divulgação de dados turísticos sobre Alagoas a fim de fortalecer e desenvolver estudos e pesquisas sobre o setor, subsidiando políticas públicas e investimentos no turismo alagoano”, declarou a secretária.

Tito Uchoa representante

Representando o trade, Tito Uchôa ressaltou a iniciativa do governador em disponibilizar mais duas ferramentas de fomento ao turismo. “Paulo Dantas está alavancando ainda mais o setor turístico de Alagoas e tem incentivado o desenvolvimento do setor produtivo, bem como tem se importado com o turismo sustentável. Vale ressaltar também a atuação da secretária Bárbara Braga para o crescimento da cadeia produtiva do turismo”, enfatizou o empresário.

Compra de merenda em Penedo

Trabalhadores rurais que produzem alimentos em seu núcleo familiar ou organizados coletivamente em Penedo receberam cerca de R$ 1 milhão em 2023, somente com a venda de itens da agricultura familiar para escolas da Prefeitura de Penedo. O investimento recorde, que garante emprego e renda para famílias do campo em Penedo, é consequência das políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal.

Coleta seletiva em Coruripe

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Meio Ambiente, reforça a importância da reciclagem. No município, existem dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos sólidos, incluindo locais de grande fluxo. Nos PEVs, cada um pode fazer a sua parte, separando em sua casa o que pode ser entregue, contribuindo com a preservação do meio ambiente e o sustento de dezenas de famílias da Ascamare (Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José).

Carnaval no Pilar

A programação do “Carnavalzão 2024”, no Pilar, já está definida e promete sacudir a cidade. A festa já teve início no último domingo, 4, seguindo até 18 de fevereiro, com direito, inclusive, à atração surpresa para os pilarenses – que também vão acompanhar vários blocos de rua e suas tradicionais marchinhas de carnaval, ao som das orquestras de frevo que fazem a alegria de qualquer folião.

Mais matérias
desta edição