app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5759
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I09022024

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 10/02/2024 - Matéria atualizada em 10/02/2024 às 04h00

FALTA ÁGUA EM MARAGOGI

Em Maragogi, todo carnaval o problema da falta de água se repete sem uma perspectiva de solução. O aumento de mais de 150% da população, devido à chegada de veranistas, só falta colapsar o serviço de abastecimento de água e sobrecarrega o serviço de coleta de lixo. Contudo, este ano, a situação piorou após a empresa Verde Alagoas assumiu o abastecimento.

TRÂNSITO NO CARNAVAL

Com a proximidade do carnaval, uma das celebrações mais esperadas pelos brasileiros no ano, os municípios enfrentam grandes adversidades relacionadas à mobilidade urbana. À medida que as ruas se enchem de foliões animados, os gestores se deparam com a complexa missão de assegurar que a festa ocorra com segurança, sendo um dos pilares a eficiência no transporte público, privado e no próprio trânsito.

ACIDENTES EM 2023

Informações divulgadas na Operação de Carnaval da Polícia Rodoviária Federal do ano passado destacam que foram 1.085 acidentes com 73 mortes. A corporação reitera que o carnaval é um momento para festejar e celebrar a vida e, durante esse período, nada é mais valioso do que a colaboração entre a população e as autoridades para promover a segurança de todos os envolvidos no trânsito e garantir a mobilidade eficiente.

ARAPIRACA E ACESSIBILIDADE

Planejando a constante melhoria de ações no município, de forma a garantir a construção de uma cidade ordenada, esteticamente agradável e acima de tudo sustentável, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, esteve reunida com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para debater ações de avanços junto ao setor imobiliário, garantindo infraestrutura urbana de qualidade e acessibilidade.

LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA

Além disso, a reunião buscou, de forma comum, estabelecer procedimentos legais a fim de garantir melhorias junto ao setor imobiliário, na qualidade das obras, bem como o respeito à legislação municipal, tanto urbanística como ambiental, sejam projetos financiados ou não pela Caixa, em especial os loteamentos que devem estar em harmonia com a legislação municipal, ou seja, com garantias de infraestrutura urbana e acessibilidade, como pavimentação, drenagem, meio-fio, rede de água, passeio público e iluminação.

PENEDO E MORADORES DE RUA

Do início do ano até a primeira semana de fevereiro, 22 pessoas em situação de rua foram atendidas em Penedo pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). As abordagens sociais e demais ações do poder público para ressocializar dependentes químicos, devolvendo para sua família ou encaminhado para tratamento, via Rede Acolhe, foram apresentadas na Câmara Municipal de Penedo.

ACOLHIMENTO DAS FAMÍLIAS

Ao longo desses três anos, 109 abordagens sociais foram realizadas em Penedo, com identificação de pessoas que residem em outras cidades e aceitaram retornar para casa. O trabalho também detectou que há gente em situação de rua com família ou casa em Penedo, relação interrompida por conflitos e pela dependência química.

Mais matérias
desta edição