Integração
Confira os destaques do interior alagoano #I15022024
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Eleições municipais
Passado o carnaval, o Brasil começa a normalidade. Assim é nossa nação tupiniquim. Contudo, vale lembrar que, mesmo durante o período carnavalesco, as articulações ocorreram e o carnaval serviu para realização de ações de marketing, buscando mostrar a “popularidade” dos pré-candidatos e o contato com o povo.
Janela partidária
Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Registro de estatutos e filiação partidária dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, que é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE.
Prazo final domicílio eleitoral
O dia 6 de abril também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estejam com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer. Os advogados eleitorais devem ter na cabeça, decoradas, as datas do calendário eleitoral.
Patrocínios
Os famosos “patrocínios” de blocos carnavalescos são uma forma de buscar apoio de lideranças comunitárias, embora não garanta apoio definitivo, já que o percurso na passarela eleitoral é longo até outubro, mas vale contato que pode abrir portas e até conquistar grupos eleitorais.
Avaliação do carnaval
Os marqueteiros agora se reúnem com seus assessores e fazem uma avaliação dos contatos realizados durante o carnaval. Embora em meio a tanta confusão e barulho, pode-se sentir quem poderá ser uma base fiel e até um militante do projeto político. Mas tudo tem um custo e, para isso, precisa ter um fundo financeiro sólido e planejado até o final da campanha.
Colaboradores financeiros
A partir da próxima semana é o momento de buscar os colaboradores financeiros para as campanhas. Para isso, os pré-candidatos têm de demonstrar preferência eleitoral e principalmente perspectivas de crescimento e até de vitória nas urnas. O trabalho é árduo, contínuo e sistemático que precisa de pragmatismo e planejamento, e principalmente, de se manter vigilante para não perder apoio. Cada voto é importante.
Buscar arquivos
Outra estratégia importante é buscar o passado dos adversários. Lá se pode ter muitas informações importantes para serem usadas no esclarecimento dos eleitores, principalmente em um país onde o povo esquece, em 15 dias, o que sofreu durante 15 anos. Lembra que a história é importante.
Alerta para os fake news
É importante que todos fiquem atentos para a disseminação de fake news. É importante que a informação seja checada, verificada e constatada como um fato verdadeiro. O primeiro passo é saber se quem produziu foi um profissional jornalista, que sempre prima pela verdade dos fatos, depois checar se o fato não é uma montagem, uma mentira disseminada por falsificadores de notícias.
Propostas
Todo candidato tem que ter propostas para apresentar. Só atacar os adversários pode também trazer antipatia política e até perder adesão. O pré-candidato tem que se apresentar como uma pessoa proativa, leve e aberta sempre ao diálogo. Ser sisudo não atrai ninguém e isola quem só fala mal dos outros.