loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 11/05/2026 | Ano | Nº 6220
Maceió, AL
23° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I02032024

.

Ouvir
Compartilhar

CULTURA EM ARAPIRACA

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, concluiu mais uma etapa dos editais da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a produção de cultura no município. Os habilitados pelo edital estiveram no Centro Administrativo entre os dias 30 de janeiro a 5 de fevereiro para a assinatura do termo de execução cultural.

INVESTIMENTO DE R$ 2 MILHÕES

Serão distribuídos quase R$ 2 milhões para os 120 projetos contemplados. A previsão é que, em março, os projetos comecem a receber o incentivo para iniciar a execução dos trabalhos. Os editais estão divididos em audiovisual, com 40 propostas selecionadas e multilinguagens, com 80 contemplados.

PRAZO PARA EXECUÇÃO

Os fazedores de cultura terão 12 meses para executar os projetos, que terão, como contrapartida social, que destinar suas atividades a espaços públicos da comunidade e de forma gratuita. Para a secretária de Cultura, Marília Albuquerque, Arapiraca se destacou por ter sido a primeira cidade a montar um plano de ação em conjunto com a sociedade para a lei.

ARAPIRACA TECNOLOGIA

A transformação tecnológica na Atenção Primária é um assunto de grande importância para a Prefeitura de Arapiraca. Por meio da Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 2 milhões na área durante o ano de 2023 e realizados mais de 2 mil atendimentos de manutenção e aprimoramento, além da implantação de grandes marcos.

MODERNIZAÇÃO NO SERVIÇO

Quando se trata de suporte tecnológico, o e-SUS foi um desses grandes marcos. A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das UBSs do município, feito no ano de 2023, representa um grande avanço na modernização do serviço oferecido, permitindo mais agilidade e eficiência no atendimento.

AUMENTO DE APARELHOS

O número de produções utilizando o PEC passou de 25 mil, em 2022, para mais de 40 mil em 2023. O aumento foi possível também graças à distribuição de aparelhos exclusivos para o gerenciador do prontuário, que são utilizados por todos os profissionais ativos nas unidades.

FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO MUNICÍPIO

Outro avanço notável foi a implantação do Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, que permite, de forma online, o controle de estoque e a distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS. Assim como o PEC, ele está disponível nas farmácias de todas as 39 UBSs do município.

EQUIPAMENTOS

Dentre computadores, tablets, notebooks, impressoras e outros, foram adquiridos mais de 1,8 mil itens de informática. A maioria desses investimentos partiu de recurso próprio da prefeitura, mostrando que a gestão municipal entende a importância do suporte tecnológico para o desenvolvimento de áreas como a saúde.

TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A Atenção Primária agora também conta com o programa Telessaúde, do governo federal, implantado em 100% das unidades. O objetivo é fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação. Nesse sentido, o município também recebeu novas salas de treinamento e suporte ao PEC e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Relacionadas