loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

.

Confira os destaques do interior alagoano #I26032024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Março Azul de prevenção

Com quase 2 milhões de casos por ano, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum da doença no Brasil e no mundo. Apesar de poder levar ao óbito, esse tipo de câncer é tratável e curável, tendo como principal forma de prevenção a colonoscopia, oferecida gratuitamente pelo SUS por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Exames preventivo

O câncer colorretal, também chamado de câncer de cólon e reto, normalmente não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que reforça a importância de realizar os exames preventivos. A colonoscopia é a principal forma de prevenção e deve ser feita por todo cidadão acima de 45 anos, homem ou mulher.

Histórico familiar

A idade é o principal fator de risco para a doença, mas, caso haja histórico pessoal ou familiar, é importante que o rastreamento seja feito antes. Alguns sintomas que podem surgir são: presença de sangue nas fezes, dores abdominais, dores ao evacuar, diarreia ou prisão de ventre que não passam, perda de peso inexplicável e mudanças no apetite.

Pão de Açúcar

Os moradores do povoado Impueiras, em Feira Grande, na região Agreste do Estado, têm um motivo especial para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março). É que, este mês, após a realização de ajustes operacionais, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) começou definitivamente a levar água tratada e encanada para a comunidade.

200 residências beneficiadas

A empresa já fez o cadastramento físico de 200 imóveis, está efetivando as ligações domiciliares e pretende expandir o abastecimento para cerca de mil pessoas da comunidade, incluindo a Escola Municipal de Educação Fundamental Maurício Sena de Farias, que atende em torno de 160 alunos, e já foi interligada à rede. Para garantir que o fornecimento de água chegue à localidade, a Casal investiu mais de R$ 1 milhão na expansão do abastecimento do município.

Arapiraca sem água

Já em Arapiraca, a falta de água em todos os bairros é um problema crônico e as autoridades parecem não se importar em resolver. Segundo informações dos bastidores, a solução são novos investimentos para instalação de toda rede de distribuição de água, mas isso não é feito porque o sistema deverá ser passado, através de leilão público, para uma empresa privada.

Negócios bilionários

Segundo ainda a mesma fonte, a “venda do sistema de abastecimento” de Arapiraca tem um valor bilionário, que ainda não se chegou a um entendimento. Vale lembrar também que, com a venda do sistema, a Prefeitura vai receber bilhões, assim como o Estado. A boa notícia é que a população vai se livrar da Casal, mas pode ter uma empresa que preste um serviço pior ainda, como as que estão encarregadas de outros municípios.

David Pedrosa comanda oposição

O ex-prefeito David Pedrosa mostrou força política formando um grupo de oposição com densidade eleitoral em Porto Calvo. Pedrosa tentou trazer também para o grupo Cleidinho Siqueira, filho do vereador Audi, que ficou de fora. Hoje o grupo de oposição em Porto Calvo é formado por David Pedrosa, Edson, Juvenal Veiga, vereador Didó Pó e Lamark Vasconcelos. André Pirauá abriu mão da disputa e também se juntou ao grupo.

Relacionadas