.
Confira os destaques do interior alagoano #I24052024
.

Mais voos para Alagoas
A Azul Viagens anunciou que Alagoas receberá 30 voos semanais no mês de julho, com o objetivo de atender à crescente demanda dos viajantes, que desejam conhecer os atrativos turísticos do estado. A novidade é que os voos foram anunciados para a baixa temporada. A ação está sendo realizada com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Festival mais sabores
A 18ª edição do Festival Brasil Sabor, da Abrasel, foi aberta oficialmente esta semana. São 25 estabelecimentos alagoanos no festival, apresentando toda variedade da gastronomia e como o setor movimenta e desenvolve o turismo no Estado. O evento, que começou na quarta (15), vai até o próximo dia 2 de junho.
+60 turismo
Alagoas esteve mais uma vez presente no Fórum do Turismo 60+, que aconteceu em São Paulo, evento idealizado exclusivamente para trazer a melhor experiência aos turistas da faixa etária, com o objetivo de apoiar e conectar os agentes de viagens, hotéis e prestadores de serviços do segmento.
Mineração criminosa
O parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem no Senado não poderia ter outro parecer e assim aprovou, por unanimidade, o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que pede o indiciamento da mineradora pelo afundamento de cinco bairros de Maceió, o que levou 15 mil famílias a perder seus lares. Para o relator, a CPI demonstrou que a empresa cometeu o crime de “lavra ambiciosa”, retirando mais sal-gema do que a segurança das minas permitia.
Reserva ambiental no Sertão
O meio ambiente ganha mais um parceiro, dessa vez na cidade de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. O Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pelos promotores de Justiça Lavínia Fragoso, Alberto Fonseca e Kleber Valadares, esteve em visita técnica no Empreendimento Castanho, onde tratou da criação de uma unidade de conservação na caatinga.
Formalização
A ação foi acompanhada por equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Instituto Para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A promotora de Justiça Lavínia Fragoso, da Promotoria de Justiça de Recursos Hídricos, falou sobre a formalização do pedido de criação da reserva ecológica do Castanho.
Turismo sustentável
A ideia da RPPN dentro do Mona serve, segundo os promotores, para reforçar o turismo sustentável na natureza. O promotor de Justiça Alberto Fonseca aproveitou a visita para ressaltar a importância de os proprietários de áreas particulares se envolverem mais no processo de conservação da biodiversidade, ampliando a rede de preservação.
Necessidade de orientação
A criação dessa reserva ambiental, contudo, necessita de ordenamento, orientação e acompanhamento, já que o local é frequentado por milhares de turistas, que precisam ser orientados a não tocar nos animais silvestres que frequentam o empreendimento turístico. Com todas as orientações e esclarecimentos recebidos, o proprietáriodo empreendimento Castanho, Eliseu Gomes se, dispôs a colocar seu espaço para a formação de Reserva Particular do Patrimônio Natural.