loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 27/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Integração

.

Confira os destaques do interior alagoano #I05072024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

PÃO DE AÇÚCAR GANHA MUSEU

O município de Pão de Açúcar aos poucos vem se consolidando como um destino turístico diferenciado em Alagoas, tanto pela sua beleza natural às margens do rio São Francisco, como pelo seu artesanato e cultura. Para abrilhantar ainda mais esse potencial, está sendo inaugurado hoje o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa, um novíssimo equipamento que reúne a história do município.

ESPAÇO DA CULTURA E TURISMO

O museu proporciona os aspectos social, ambiental e cultural, por meio de recursos expográficos de alta tecnologia. Artesanato, arqueologia, paleontologia, tradições populares, além do patrimônio material e imaterial do Baixo São Francisco estão representados em painéis interativos, óculos de realidade virtual, projeções de imagens e vasto conteúdo multimídia, fruto de um minucioso trabalho de pesquisa.

ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA

O museu é composto por salas temáticas onde vão estar expostos artefatos arqueológicos, fósseis paleontológicos, esculturas de madeira, além de fotografias, pinturas e vídeos que contam a trajetória de Pão de Açúcar e atestam a riqueza cultural e a importância do município sertanejo para Alagoas.

JOÃOZINHO LISBOA

Batizado com o nome de uma das mais importantes personalidades da história de Pão de Açúcar, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa está instalado no prédio histórico da antiga Cadeia Pública, restaurado especialmente para abrigar o museu. Joãozinho Lisboa, também conhecido como Joãozinho Retratista, nasceu em Pão de Açúcar no dia 6 de maio de 1900. Ele se destacou como fotógrafo, pintor, escultor e projecionista de cinema.

REFERÊNCIA EM MUSEUS

O projeto expográfico e tecnológico é de autoria do Estúdio Núcleo Zero, empresa responsável por assinar diversos projetos em Alagoas, a exemplo do museus do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, do Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, e do Museu da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, em São Paulo. Já o projeto arquitetônico e mobiliário é assinado pela arquiteta Fernanda Gueiros.

ARTESANATO DA ILHA DO FERRO

Um dos destaques do equipamento são as obras de arte de mestres artesãos da Ilha do Ferro, a exemplo de Aberaldo, Valmir e Petrônio, que cederam verdadeiras obras de arte que poderão ser vistas de perto pelos visitantes. No mesmo sentido, os fotógrafos Celso Brandão e Ricardo Lêdo, que há anos registram as tradições culturais de Pão de Açúcar, cederam gentilmente fotografias para o acervo.

PLANO DIRETOR DE PIRANHAS E JAPARATINGA

Fomentar o turismo e evidenciar a sua importância em relação ao ordenamento urbano, a infraestrutura e o planejamento sustentável das cidades têm sido um trabalho constante do governo do Estado. Com esse intuito, o Governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, entregou os Planos Diretores dos municípios de Japaratinga e Piranhas aos seus respectivos prefeitos. A entrega foi realizada na terça-feira (2), no Palácio República dos Palmares.

PREFEITOS PRESENTES

Os prefeitos José Severino (Del), de Japaratinga, e Tiago Freitas, de Piranhas, receberam das mãos do Governador Paulo Dantas os planos diretores, que têm o objetivo de colocar em prática o planejamento de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados ao turismo sustentável.

Relacionadas