.
Confira os destaques do interior alagoano #I27082024
.

Carta aberta ao Presidente da Chesf
Sr Presidente, com o objetivo de desenvolver a região do Alto Sertão do São Francisco, passaram por suas veredas o Colonizador, o Índio, o Africano, os Bandeirantes, Vaqueiros e suas boiadas como também Engenheiros do Império levantando todo o São Francisco em 1853. D.Pedro II, em 1859, foi o primeiro turista a conhecer a cachoeira. Passou o trem a vapor em 1883...Delmiro Gouveia com a primeira hidroelétrica do nordeste (1913). Passou o couro de bode, o feijão, o algodão... e, mais recentemente a Chesf.
D. Pedro II no Sertão
Esta edificou dentro da linha férrea construída por D. Pedro II (entre Jatobá e Piranhas) a maior concentração de hidrelétricas do planeta. Hoje, já faz 23 anos dentro do século XXI, a região em tela possui um dos piores IDH do país. Há pouco tempo, no entorno da Capital da Energia a caatinga era transformada em carvão e sítios arqueológicos, em paralelepípedos. O ICMBIO e a Secretaria de Turismo de Paulo Afonso colocaram um fim à exploração mais primitiva da humanidade: pedra e carvão. Por pura coincidência, ao longo da ferrovia acima citada se localiza um dos destinos turísticos mais promissores do Nordeste: “os Cânions do São Francisco”.
Ações conjuntas
Sr Presidente, muitas ações conjuntas dos empresários do turismo com os governos de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco já foram realizados: Abertura do aeroporto de Paulo Afonso, vários cursos de capacitação (cursos da marinha, preparação de marinheiros, máquinas de convés, comandantes de embarcações) e outros cursos de educação ambiental, posto que o destino turístico está dentro do MONA (Monumento Natural do São Francisco).
Atrativos turísticos
Devido a seus atrativos, história e belezas naturais, os Cânions do São Francisco possuem a maior e mais conservada área da caatinga preservada do Monumento: A Reserva Ecológica do Castanho. Tudo isso faz do MONA o sexto parque nacional mais visitado do Brasil. Todas as empresas que operam turismo nos Cânions cumprem o compromisso com o social, praticam o turismo pedagógico.
Educação e história
Levam alunos e professores para conhecer a ecologia, a história e seus monumentos, tudo patrocinado pelos Operadores de Turismo. A iniciativa privada está investindo muito na melhoria e em novos equipamentos: novos hotéis, pousadas, catamarãs, restaurantes. Com isso está sendo realizado a olhos vistos a inclusão social pela nova “Indústria” tão sonhada no Brasil. A cidade de Olho d’Água do Casado é um exemplo: depois da Prefeitura o Turismo é o segundo maior empregador no município.
Piranhas destino turístico referência
Piranhas é a terceira cidade mais visitada em Alagoas, também com o turismo pujante, Sr Presidente, mesmo com tanto trabalho, sacrifício dedicados ao desenvolvimento da região, a consolidação da indústria do turismo como principal ferramenta ainda está difícil de acontecer. Para manter e/ou aumentar o número de voos em Paulo Afonso, que é o Portal de ligação do destino com o mundo, teremos que usar todo nosso potencial para atrair o maior número de turistas e garantir o aeroporto funcionando.