.
Confira os destaques do interior alagoano #I28092024
.

Eleições
A próxima semana é a reta final das eleições municipais, e pouquíssimos candidatos apresentaram propostas para os problemas das cidades. A maioria gastou o tempo da propaganda eleitoral, que é paga pelo erário, para atacar adversários e falta deles mesmos.
Falta de infraestrutura.
As cidades possuem problemas diversos, começando pela falta de infraestrutura no saneamento básico e fornecimento de água. Parte desses problemas deveria ser resolvida pelas empresas que assumiram os serviços de abastecimento de água e saneamento, mas demonstram amadorismo e falta de conhecimento no setor.
Internet
A internet tornou-se um serviço essencial na vida de todos, contudo as operadoras no Brasil faturam trilhões, entregam um péssimo serviço ao consumidor. Municípios que são polos turísticos são mais afetados com a falta e deficiência desse serviço. Cidades como Maragogi, segundo polo de turismo do estado de Alagoas, vive o drama da deficiência de internet. Um problema que nenhum candidato debateu.
Energia
A qualidade da energia fornecida aos consumidores é da pior qualidade no Brasil. A tensão da corrente elétrica é sempre mais baixa. Isso causa dano a equipamentos domésticos e deficiência no funcionamento de outros. No caso das cidades turísticas, a situação é ainda pior, já que os hotéis têm de usar seus geradores de energia, movidos a óleo diesel, para que não falte conforto aos hóspedes.
Água
A falta de água nas cidades em Alagoas tornou-se uma rotina, onde o povo literalmente se acostumou a deficiência nesse serviço. Cidades como Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, a falta de água faz parte do dia a dia da população. Todos os dias as emissoras de rádio recebem reclamações dos consumidores.
Concessão municipal
Vale lembrar que o serviço de fornecimento de água é uma concessão do município e caberia aos gestores suspender essa concessão caso a empresa responsável não forneça o serviço acertado na concessão, contudo os prefeitos fazem vista grossa e não querem assumir esses serviços.
Venda da água
Os municípios que tinham a administração dos serviços de água venderam para as concessionárias pelo preço irrisório. Hoje a população sofre com isso. Esse fato gerou problemas políticos para os prefeitos, que venderam o sistema de abastecimento de água. Alguns se arrependeram e até pediram para “desfazer” a venda, mas já era tarde.
Ordenamento urbanístico
Um grande problema que afeta os municípios de porte médio Alagoas é a falta do plano diretor e ordenamento urbanístico. Quem viaja pelo Estado, pode observar nas rodovias, no trecho urbano, a existência de várias sucatas de veículos abandonadas, às margens da via, além de lixo acumulado. Esses assuntos sequer foram abordados pelos candidatos, mas para eles isso faz parte da paisagem urbanística de suas cidades.
Abuso do sossego alheio
Na última quarta-feira, uma guarnição da Polícia Militar teve que ir à residência de uma socialite que tem uma casa na Praia de Marceneiro, em Passo do Camaragibe. Os vizinhos reclamavam do abuso do sossego alheio, já que é a socialite realizou uma grande festa e esqueceu que tinha vizinhos. O som era tão alto, que não deixou ninguém dormir e só parou quando a polícia chegou.