loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

.

Confira os destaques do interior alagoano #I08102024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Seminário para prefeitos eleitos

Os prefeitos eleitos já podem se inscrever para participar dos Seminários Novos Gestores promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que receberão os próximos chefes dos Executivos locais regionalmente em Brasília. Além de orientações e dicas para um mandato bem-sucedido, a programação prevê apresentações de boas práticas e troca de experiências.

Reforma do pacto federativo

O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, destaca que, diante de um cenário de incertezas, só com a união dos prefeitos eleitos é possível viabilizar novas conquistas, lembrando que a luta pela reformulação do pacto federativo e pela sustentabilidade municipal passa pela força municipalista. Segundo Ziulkoski, qualquer mudança de cenário na economia brasileira terá impacto imediato nos Municípios, e se o prefeito não souber como lidar com essas questões, terá problemas com as Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Ficha Limpa.

Cronograma

Assim, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, a Casa dos Municípios Brasileiros, na capital federal, abre suas portas para receber os prefeitos do Centro-Oeste, do Norte, do Maranhão e do Piauí. Ao todo, serão quatro edições do evento. O segundo grupo, com data prevista para os dias 18 e 19 de novembro, inclui o Nordeste, exceto os dois Estados participantes do encontro anterior, e os prefeitos do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Custos

A CNM vai oferecer transporte aéreo, hospedagem em quarto duplo, alimentação e isenção de quaisquer taxas de inscrição para o prefeito eleito. Contudo, neste momento, apenas as inscrições para a primeira turma estão disponíveis, mas, em breve, o hotsite do seminário liberará a ficha de inscrição para as demais edições.

Mais eleitores que moradores

O 7º Estudo de Pesquisa, realizado pela CNM sobre dos eleitorais nos municípios, mostrava as características do eleitorado e das cidades. Nessa disputa, há novo recorde de municípios com eleitorado maior que o total da população local. O total de cidades nesse cenário passou de 493 nas eleições de 2020 para 845 em 2024.

Migração ou fraude

Na análise da CNM, o fenômeno pode estar relacionado a efeitos migratórios das cidades de pequeno porte, como o caso daqueles que se mudam por motivações econômicas e educacionais, mas que retornam à cidade natal para exercer o voto. Mas também não está descartada a hipótese de fraude eleitoral de falsificação de atestados de residência.

Estados

Goiás (40%), Piauí (35%) e Paraíba (34%) são os estados que proporcionalmente mais concentram municípios com mais eleitores do que população. Em números absolutos, o recordista é Minas Gerais, com 212 municípios, equivalente a uma em cada 4 cidades do estado, seguido por Goiás (99) e São Paulo (89).

Mais eleitores que moradores

Em 16 municípios, a quantidade de eleitores é o dobro da população local. Em outras 24, a diferença supera o percentual de 50%. As duas menores cidades do País em termos de população estão enquadradas nessa categoria: Serra da Saudade/MG (854 habitantes e 1.294 eleitores) e Anhanguera/GO (921 habitantes e 1.710 eleitores).

Relacionadas