Saúde pública
Novo edital do Mais Médicos oferece 3.174 vagas em todo o país

Mais médicos
Governo federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis nas 27 unidades federativas. Desse total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
47 vagas
Em Alagoas, estão previstas 47 vagas em 28 municípios, além de outras duas nos DSEI Pariconha e Porto Real do Colégio. Desse total, 46 vagas estão em 27 municípios de alta ou muito alta vulnerabilidade. As cidades com maior número de oportunidades previstas são Delmiro Gouveia e São Sebastião, com 4 cada uma. A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.
Ponte em Penedo
O Ministro Renan Filho anunciou a chegada de equipamentos pesados para bater as estacas da ponte em Penedo/Neópolis. As estacas começaram a ser colocadas para início das obras. A obra vai aumentar o fluxo de veículos para o turismo, escolar e a produção agrícola. Ganha todo o Litoral. Sul
Ponta Mofina
A construção da nova ponte da Ponta Mofina está em fase avançada e representa uma das obras de infraestrutura mais complexas já realizadas no município de Penedo. A intervenção atende uma demanda urgente provocada pelas fortes chuvas de 2022, que comprometeram a antiga travessia de apenas 10 metros, exigindo a reestruturação completa do projeto.
Extensão
Com extensão total de quase 60 metros, a nova ponte contará com três grandes pilares e fundação reforçada por estacas metálicas. A estrutura está sendo erguida sobre o canal temporariamente desviado do seu curso original para viabilizar o trabalho das máquinas e engenheiros com segurança. Após a conclusão da ponte, o leito do rio será restaurado, permitindo que a água volte a fluir pelo seu trajeto natural.
Audiência do SPU
A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) realizou ontem uma audiência pública sobre a demarcação de áreas que pertencem ao governo federal na região do Baixo São Francisco. O evento foi aberto à participação de representantes de pessoas que residem em áreas próximas a terrenos da União, lideranças comunitárias, presidentes de associações e vereadores.
Regularização fundiária
A SPU Alagoas também convidou empresários e responsáveis por setores interessados em regularização fundiária; profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo; advogados, corretores imobiliários e representantes de cartórios. De acordo com a superintendência estadual da SPU, a audiência pública é de âmbito regional cuja abrangência são os municípios de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.
Objetivo
Ainda em conformidade com a solicitação de apoio da SPU à Prefeitura de Penedo, o órgão federal informou que a audiência pública visou esclarecer dúvidas e colher dados sobre trechos de áreas da União que serão demarcados nos cinco municípios ribeirinhos.