Cultura
Abertas as inscrições para o Circuito Penedo de Cinema 2025

Festival de cinema
O Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), anunciam a abertura de inscrições para o Circuito Penedo de Cinema 2025.
Data do Festival
O evento acontecerá entre 10 e 16 de novembro com acesso gratuito de toda programação, desde a inscrição de filmes, atividades acadêmicas e workshops até a exibição dos curtas e longas-metragens, assim como para as atrações artísticas e culturais.
Projeto Golfinho
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas vai realizar mais uma edição do tradicional Projeto Golfinho, que será realizado no município de Maragogi. A ação educativa, que visa à conscientização e prevenção de acidentes, tem como público-alvo crianças em idade escolar e promove atividades lúdicas e informativas sobre segurança, cidadania e meio ambiente.
Seleção
A seleção dos alunos será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação de Maragogi, que ficará responsável por indicar os participantes das unidades escolares do município. O objetivo principal do projeto é capacitar as crianças com noções básicas de segurança em ambientes aquáticos, primeiros socorros, natação, esportes, técnicas de salvamento e preservação ambiental.
Primeira infância
O papel estratégico dos municípios nas políticas para a Primeira Infância e a Educação Infantil foi tema de arenas técnicas no primeiro dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os debates abordaram a implementação de políticas públicas intersetoriais e os impactos de novas legislações, como o Marco Legal da Primeira Infância e o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
União dos Entes
Os painelistas enfatizaram a urgência de uma articulação mais eficaz entre União, estados e municípios para garantir o pleno atendimento às crianças de todo o País. A ampliação das vagas em creches e a gestão das listas de espera também foram apontadas como questões centrais para assegurar um futuro mais justo e igualitário para as crianças brasileiras.
Integração
No painel “Políticas da Primeira Infância”, especialistas reforçaram a importância da integração entre saúde, educação, assistência social e outros setores para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos. Mariana Luz, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, destacou a necessidade de comitês intersetoriais mais ativos e dispostos a reduzir desigualdades nos municípios.
Proteção
O analista de Assistência Social da CNM Felipe Landim reforçou o posicionamento e destacou o papel da assistência social como elemento-chave na rede de proteção à infância. Ele explicou que as equipes da assistência estão na ponta, lidando diretamente com as vulnerabilidades sociais. “Elas precisam de capacitação contínua e estruturas locais fortalecidas para que essas políticas tenham impacto real”, afirmou.