Agricultura Familiar
Alagoas investe R$ 2,3 milhões para modernizar produção rural

Agricultura
Com o olhar atento e comprometido com quem cultiva a terra, o governo de Alagoas vem colhendo os frutos de políticas públicas que fortalecem, modernizam e humanizam a agricultura familiar no estado. Entre 2024 e 2025, os investimentos na modernização e mecanização rural somam R$ 2,3 milhões — um aporte histórico que leva mais dignidade ao campo e transforma a realidade de milhares de famílias agricultoras.
Litoral Sul
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) coordenou a retomada das atividades do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe, que abrange partes dos municípios de Piaçabuçu, Feliz Deserto e Penedo. O encontro aconteceu na quinta-feira (22) e reuniu representantes do poder público, instituições acadêmicas, sociedade civil e moradores da região.
Turismo
Levando a identidade cultural do Agreste Alagoano, o artesanato arapiraquense marcou presença na 19ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo, um dos maiores eventos do setor no Brasil. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Arapiraca levou peças de diversos artesãos da terra para comercializar na feira.
Artesãos
Além de contribuir para o crescimento econômico do município, gerando renda para estes artesãos, a participação da Capital do Agreste no evento fortalece a identidade cultural local, celebra a criatividade e promove troca de experiências entre os participantes, que, além de Alagoas, incluem artistas de estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.
Vida Reluz
Com apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, a banda Vida Reluz vai animar, no dia 28 de junho, os festejos em honra do Sagrado Coração de Jesus que vai unir os paroquianos do Sagrado Coração para louvar o padroeiro.
Homenagem
O monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, atualmente com 83 anos, é uma das figuras mais marcantes da história de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas. Nascido em 8 de outubro de 1941, sentiu o chamado religioso ainda na infância e foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 1969. Assumiu a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em 21 de janeiro de 1971, onde permaneceu como pároco titular por 47 anos.
Ações Sociais
Após 2018, passou a atuar como pároco emérito. Durante seu ministério, desenvolveu importantes ações sociais e comunitárias: fundou creches, ampliou o Colégio São Vicente, construiu conjuntos habitacionais como o Lar São Vicente e o Conjunto Dom Bosco, além de igrejas em várias comunidades do município.
Agromulheres
Dezenas de produtoras rurais atenderam ao chamado e compareceram a mais um encontro regional da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, com apoio do Sebrae, na quinta-feira (22). O presidente do Sindicato Rural de Penedo, Murilo Rezende, deu boas vindas às participantes e à presidente da comissão, Morgana Tavares, que está à frente do Sindicato de Junqueiro.