loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Integração

Infraestrutura Urbana

Câmara debate desorganização de cabos em postes nos municípios

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Postes

Ocorreu, na Câmara dos Deputados, importante audiência pública para discutir a crescente desorganização dos cabos de energia elétrica, telefonia, internet e TV a cabo nos municípios. A analista técnica em Planejamento Urbano e Habitação da CNM, Karla França, representou o presidente Paulo Ziulkoski no debate, que ocorreu na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e foi presidido pelo deputado federal Saulo Pedroso (PSD-SP).

Segurança e impacto visual

A analista técnica da CNM destacou que os impactos do emaranhado de fios vão muito além da poluição visual, comprometem a segurança da população, prejudicam o uso adequado dos espaços públicos, afetam o desenvolvimento local e a qualidade dos serviços de internet e telecomunicações.

Fiscalização

Ela enfatizou que a CNM defende a necessidade urgente de revisão normativa relacionada ao fortalecimento dos mecanismos de fiscalização federal e local. “É fundamental que as agências reguladoras, a Anatel e a Aneel, bem como as distribuidoras de energia e empresas de telefonia, assumam papel mais ativo na organização da infraestrutura instalada em postes”, avaliou.

Limitações municipais

Segundo a especialista da CNM, os governantes federais devem estar atentos às limitações legais enfrentadas pelos municípios. “Embora tenham competência para legislar sobre uso e ocupação do solo, as prefeituras não têm autoridade direta para exigir a retirada de fiações irregulares, responsabilidade das distribuidoras, que, por sua vez, enfrentam entraves decorrentes da regulamentação federal que possui a competência para legislar”, defendeu.

Alerta

“A realidade é que os municípios e suas comunidades são os principais prejudicados pela desorganização da fiação, mas não possuem os instrumentos jurídicos e institucionais necessários para resolver o problema, apesar de serem fortemente demandados pela sua população, alertou a especialista da CNM.

Perigo

Dados do Ministério das Comunicações, que foram apresentados durante a audiência, apontam que, atualmente, um em cada cinco postes no Brasil está fora dos padrões regulatórios, cerca de 12 milhões de postes estão com cabos soltos ou mal fixados e irregulares.

Fim dos fios

O deputado Saulo Pedroso relatou sua experiência como prefeito de Atibaia (SP), mencionando as dificuldades enfrentadas em relação à fiação. Ele reforçou o pleito da CNM sobre a necessidade de maior clareza normativa, desburocratização e melhoria na fiscalização federal. Participaram do debate representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, da Aneel, da Abrina, da Conexis Brasil Digital e da Abradee.

Posse

Os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Piranhas (CMPC) tomaram posse na semana passada durante a primeira reunião ordinária. Os conselheiros foram eleitos para dar início a uma nova etapa de diálogo, escuta e construção coletiva das políticas culturais do município. O momento simboliza o fortalecimento da participação democrática e do compromisso com o desenvolvimento cultural e turístico de Piranhas.

Relacionadas