Inclusão e Cidadania
Programa pioneiro garante primeiro emprego a jovens indígenas em Alagoas

Índigenas alagoanos
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), o Programa Primeiro Emprego Indígena, já transformou a vida de vários estudantes indígenas alagoanos. A iniciativa Governo de alagoano, pioneira no Brasil, promove não apenas a inserção desses alunos no mercado de trabalho, mas também reforça a identidade cultural e o desenvolvimento dos povos indígenas do estado.
Dados do censo
De acordo com o censo de 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 0,82% da população de Alagoas se identifica como indígena. O Estado conta com 12 etnias reconhecidas e 27 escolas estaduais indígenas, além de mais oito em construção. Foi nesse cenário que surgiu o programa Primeiro Emprego Indígena, em abril de 2023. A iniciativa é exclusiva para os alunos do curso Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e atualmente, dos 220 alunos matriculados, 150 já foram contemplados com bolsa de estágio no programa.
Conservação
O VI Encontro de Gestores de Unidades de Conservação Estaduais foi realizado nessa sexta-feira (4), em Arapiraca. O evento, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), teve como objetivo fortalecer a atuação nas Unidades de Conservação, promover a integração entre os conselhos gestores e alinhar estratégias conjuntas para a preservação ambiental em nosso estado.
Ônibus itinerante
O ônibus itinerante da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) esteve em Rio Largo nesse fim de semana, levando uma série de serviços gratuitos de cidadania, orientação jurídica, inclusão social e prevenção à violência. A ação foi realizada em parceria com o Procon/AL e somou 366 atendimentos. A estrutura móvel esteve na Associação Margarida Procópio, no Complexo Residencial Brasil Novo, e funcionou durante todo o dia com as equipes da Casa de Direitos, da Rede Acolhe e do Procon.
Alimentação escolar
Reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a promoção de uma alimentação escolar de qualidade, foi publicado nesta semana o resultado completo da Chamada Pública nº 001/2025, que seleciona associações e cooperativas da agricultura familiar para fornecer gêneros alimentícios ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e abastecer as escolas da rede pública estadual de ensino durante este ano.
Mais de 40 grupos
A seleção contemplou mais de 40 grupos formais de produtores, seguindo a Lei nº 11.947/2009, que determina o investimento mínimo de 30% dos recursos do PNAE na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Editais federais
O sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado de Alagoas alcançou, nesta semana, resultados expressivos em três importantes editais. Eles foram lançados pelo Governo Federal, evidenciando o amadurecimento da comunidade científica local e a eficácia das políticas públicas de fomento implementadas pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).