Planejamento urbano
Arapiraca discute futuro da cidade na 7ª Conferência Municipal

Urbanismo
Arapiraca promoveu um importante momento de diálogo, escuta e construção coletiva durante a 7ª Conferência Municipal de Arapiraca. O evento, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, aconteceu no auditório do Cesmac do Agreste e reuniu representantes do poder público, instituições e sociedade civil em um dia inteiro de debates sobre o futuro do município.
Tema
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência foi organizada em cinco eixos temáticos ligados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU): habitação e regularização fundiária; saneamento básico; sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; mobilidade urbana; e transformação digital e território.
Representantes
Além de promover discussões que resultaram em propostas para formular políticas públicas mais eficazes e inclusivas, o evento também foi responsável por eleger mais de 20 delegados que representarão a Capital do Agreste na etapa estadual da conferência, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Maceió.
Escuta ativa
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa, planejamento participativo e a busca por soluções urbanas que promovam qualidade de vida, justiça social e sustentabilidade. O desenvolvimento urbano deve ser construído de forma coletiva, com a participação ativa da população, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que os espaços da cidade reflitam as necessidades de quem nela vive.
Pescadores
A Prefeitura de Coruripe, por meio de uma ação integrada entre suas secretarias, iniciou o mapeamento dos pescadores e marisqueiras do município, com foco inicial no povoado Barreiras. A iniciativa é um passo essencial para garantir o acesso a políticas públicas, fortalecer a organização da categoria e possibilitar a criação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da pesca artesanal, que é uma das bases econômica e cultural do município.
Agricultura
O pequeno agricultor vem sendo valorizado em Delmiro Gouveia e um exemplo disso é o senhor Wellisson, que trabalha com a força da família no cultivo de melão, tomate e muito mais. Com o apoio da Secretaria de Agricultura, ele teve acesso a tecnologias da Embrapa, que ajudaram a melhorar a produção no campo.
Merenda Escolar
Hoje, além de produzir com mais qualidade, ele também fornece alimentos para a merenda escolar por meio dos programas PNAE e PAA, fortalecendo a economia local e a alimentação dos estudantes. É a agricultura familiar sendo valorizada com apoio, tecnologia e oportunidade.
Festejos
As comunidades rurais em Delmiro Gouveia estão ainda no clima dos festejos juninos. Neste sábado (12), no Distrito de Barragem Leste, a partir das 22h, haverá muito arrasta-pé com Forró da Dona e Léo Vaqueiro.