loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6010
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Integração

Educação

Alagoas registra salto de 45% na alfabetização infantil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Educação

Alagoas deu um salto histórico na alfabetização infantil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Estado aumentou em 45% o número de crianças alfabetizadas na idade certa, entre 2021 e 2024. O avanço foi de mais de 15 pontos percentuais de crescimento no período.

No rumo certo

O desempenho foi comemorado pelo Governador Paulo Dantas, que destacou os investimentos feitos nos últimos três anos e projetou metas ainda mais ousadas para o futuro da educação alagoana. “Esse resultado mostra que Alagoas está no rumo certo”, disse Dantas.

Indicadores

Segundo os dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados pelo MEC em 11 de julho, Alagoas passou de 33,6% de crianças alfabetizadas em 2021 para 48,6% em 2024. Esse avanço tem sido puxado por programas que reforçam a permanência e o aprendizado dos estudantes o Leite do Coração, Coração de Estudante e as Escolas do Coração, que garantem apoio nutricional e emocional para milhares de famílias, além de garantir boa infraestrutura para as unidades de ensino.

Educação

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, fez os pagamentos referentes aos editais do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A ação representa um marco para a cultura local, demonstrando o comprometimento da gestão municipal com o fomento ao setor e o fortalecimento da identidade cultural do município.

Recursos

Em Coruripe, os recursos foram destinados à execução de projetos culturais diversos, incluindo a compra de instrumentos musicais, livros, apoio direto a artistas, coletivos e espaços culturais, além da concessão de subsídios para a manutenção de iniciativas culturais no município.

Agricultura

A parceria entre a Prefeitura de Penedo e o governo do Estado, por meio do programa Planta Alagoas, vai beneficiar a agricultura familiar do município com a colheita de mais de 300 toneladas de milho. Nessa edição, 263 agricultores familiares estão sendo contemplados, com a previsão de colheita para o final de julho e mais de R$ 100 mil na economia local.

Sementes

De acordo com o superintendente de Agricultura de Penedo, foram plantadas 429 tarefas de milho, abrangendo diversos povoados e agricultores cadastrados. Neste ano, foram beneficiados 263 agricultores, alcançando vários povoados de Penedo. Cada um recebeu 10 quilos de sementes de milho de alta qualidade, que podem ser utilizados para consumo humano, ração ou alimentação animal, de acordo com a necessidade.

Óculos

O Instituto IGPS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Gomes, realizou mais uma importante ação em benefício da população: a entrega gratuita de óculos de grau no último dia 9 para os alunos da rede municipal de ensino atendidos durante a Ação “Sua vida com um novo olhar” promovida pelo instituto.

Relacionadas