Lazer
Coruripe inaugura praça e quadra para comunidade de Miaí de Baixo

OBRAS
Os moradores do distrito de Miaí de Baixo, em Coruripe, ganharam a nova Praça Moacir Carvalho Beltrão e a Quadra Antônio Batista dos Santos. Realizadas com recursos próprios do município, as obras representaram um investimento de R$ 280 mil e garantem mais conforto, segurança e espaços de lazer para a comunidade.
TONHO DA PRAIA
A quadra, que leva o nome de Antônio Batista dos Santos, conhecido como Tonho da Praia, recebeu a substituição total do piso, novas traves e redes, pintura completa e moderna iluminação em LED, possibilitando atividades esportivas com mais qualidade, inclusive à noite.
PRAÇA
Já a praça, que homenageia o vereador Moacir Carvalho Beltrão, foi totalmente revitalizada. O espaço recebeu novo piso intertravado, paisagismo, banheiro público, nova iluminação, parque infantil e a reforma de áreas para o comércio local, fortalecendo também a economia da região.
TARTARUGAS
A Prefeitura de Coruripe e o Instituto Biota, firmaram uma parceria para fortalecer as ações de pesquisa, preservação e resgate de tartarugas, mamíferos aquáticos e aves marinhas no litoral do município. O Termo de Cooperação Técnica prevê também o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas voltadas à proteção ambiental. O município possui uma faixa de praia muito extensa e uma área grande de desova de tartarugas-marinhas.
MEIO AMBIENTE
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Spotorno, ressaltou que o trabalho conjunto permitirá um acompanhamento mais aprofundado da fauna e da realidade ambiental da região.“A gente vai ter um monitoramento mais aprofundado e dados detalhados sobre as espécies que estão no nosso litoral. É um momento de muita alegria poder formalizar esse acordo e expandir o monitoramento”, disse.
ESTRATÉGICO
O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, explicou que Coruripe é uma área estratégica para a conservação marinha e que o envolvimento da população será fundamental. “Coruripe é um dos municípios com maior número de desovas no litoral. Quando o poder público se une à sociedade civil, todos ganham. Vamos reforçar o monitoramento, registrar as tartarugas e envolver a comunidade, porque sem ela não existe conservação”, pontuou.
ACESSO A PRAIA
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas realizou reunião com representantes do Município de Maragogi, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Costa dos Corais, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/AL) e da Associação de Pescadores, Marisqueiras e Aquicultores de São Bento (Apemasbe), para discutir o acesso da comunidade pesqueira à Praia de São Bento e as intervenções previstas para a região.
DENÚNCIA
O encontro, conduzido pela procuradora da República Juliana Câmara, teve como foco o acompanhamento de inquérito civil instaurado após denúncia do ICMBio sobre a obstrução dos acessos à praia, inclusive o trânsito tradicional de pescadores com suas jangadas. O procedimento vem sendo instruído desde 2022, e já resultou em diligências, reuniões e vistorias na localidade.