loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 15/08/2025 | Ano | Nº 6032
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Integração

Meio Ambiente

MPF cobra medidas para proibir tráfego de veículos na faixa de areia da Praia do Peba

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Praia do Peba

O procurador da República Érico Gomes de Souza realizou reunião com representantes da Prefeitura de Piaçabuçu e de outros órgãos para tratar da necessidade de cumprimento da Resolução nº 31/2016 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas (Cepram/AL). A norma proíbe o tráfego de veículos na zona costeira, exceto em situações justificadas, e exige a adoção de medidas para transferir o fluxo atualmente feito na faixa de areia para vias internas.

Prazos

Durante o encontro, o MPF apresentou uma minuta de TAC com o objetivo de estabelecer um plano de trabalho, prazos e metas para essa transferência. O documento será encaminhado formalmente ao município, que terá 15 dias para se manifestar — aceitando-o ou apresentando contrapropostas. Somente após a análise dessas manifestações e eventuais ajustes é que poderá haver assinatura de um TAC.

Fim dos carros na praia

O procurador Érico Gomes destacou que o plano a ser elaborado pelo município deve conter objetivos claros e cronograma definido para a retirada do tráfego de veículos da faixa de areia, em conformidade com a legislação ambiental. O tema vem sendo acompanhado no âmbito de um inquérito civil instaurado pelo MPF, que também monitora os impactos ambientais e sociais da circulação de veículos na Praia do Peba.

Descumprimento

Em fevereiro deste ano, o MPF recomendou que a prefeitura adotasse, no prazo de 60 dias, medidas para impedir o tráfego de veículos no local. Antes do feriado da Semana Santa, o município editou decreto com regras provisórias para o trânsito na praia, mas ainda há pendências no cumprimento das obrigações, como o MPF constatou em inspeção realizada em junho.

Programação folclórica

A última semana de agosto reserva uma programação especial da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) de Penedo no Chalé dos Loureiros. Entre os dias 25 e 30, o icônico imóvel será local de oficinas, contação de histórias e apresentações culturais alusivas ao mês dedicado ao folclore.

Aberto ao público

Com toda programação aberta ao público, a iniciativa da Prefeitura de Penedo tem ainda a parceria do governo de Alagoas, que traz uma novidade para o espaço da Fundação Casa do Penedo, situado na Avenida Getúlio Vargas. A inovação na cidade que respira cultura é a Exposição “O Brincar”, iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Primeira Infância que percorre alguns municípios alagoanos.

Pausa nas telas

Com formato de mostra, o trabalho itinerante destaca dez artefatos em forma de brinquedo, resgatando memórias afetivas e destacando o papel fundamental do brincar no desenvolvimento integral de bebês e crianças. Além de valorizar brinquedos tradicionais, a exposição busca promover reflexões sobre o uso excessivo de telas e redes sociais na infância.

Guerreiro Treme-Terra

Em paralelo com a exposição “O Brincar”, a Secretaria de Cultura de Penedo leva ao Chalé dos Loureiros representantes do folclore local, entre eles o Guerreiro Treme-Terra da dona Chica, do Oiteiro; a trupe teatral Cia Flor do Sertão, fazendo contação de histórias; e a pluralidade artística de Tadeu e seus Bonecos, além de outras atrações.

Relacionadas