As mãos que fazem Arapiraca
Um tributo à herança cultural da cidade
[email protected]

Raízes em Arapiraca
A história de Arapiraca segue sendo escrita pelas próprias mãos e vozes de quem ajudou a construir a cidade. O deputado estadual Ricardo Nezinho lançou a 28ª edição do Projeto Raízes de Arapiraca, em uma sessão especial realizada na sala 1 do Cinesystem, no Partage Arapiraca Shopping.
Acervo
Com 560 documentários já produzidos, o projeto consolida-se como o maior acervo etnográfico do mundo, reunindo relatos de pessoas que representam a memória viva do município. Entre os homenageados dessa edição está a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, a ex-deputada federal Tereza Nelma, que destacou o orgulho de ser lembrada por sua trajetória.
Meio ambiente
O município de Coruripe foi o único representante de Alagoas a ter uma iniciativa citada no Catálogo de Iniciativas de Resiliência Climática, elaborado pelo Sebrae Alagoas. O documento reúne experiências de municípios e territórios brasileiros que vêm se destacando com ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à adaptação às mudanças climáticas.
Coleta seletiva
A iniciativa selecionada de Coruripe foi o Projeto Coruripe Reciclando Oportunidades, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Ascamare, que visa à implantação da coleta seletiva dentro do município, realizada pela cooperativa, promovendo educação ambiental, geração de renda e inclusão socioprodutiva.
Esquistossomose
A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe segue com o programa de combate à esquistossomose, uma ação que tem gerado grande impacto na prevenção e controle da doença em todo o município. O objetivo é garantir o diagnóstico precoce e evitar que mais pessoas contraiam essa enfermidade, ainda presente em diversas regiões do País.
Louvor
O Piranhas Para Jesus chega à sua 4ª edição e vem com um nome que vai estremecer o céu de Piranhas: Isadora Pompeo. No dia 29 de novembro, o pátio do Forrogaço será palco de um grande movimento de fé, louvor e adoração. Vai ser uma noite pra glorificar, se emocionar e viver algo sobrenatural na presença de Deus. A iniciativa mostra que é preciso louvar e agradecer pelas conquistas.
Debutantes
No último sábado ocorreu em Piranhas a 3ª edição do projeto “Meu Sonho de 15 anos”, que incluiu o tão esperado Dia de Princesa e o tradicional Baile de Debutantes, realizado no Clube Pajuçara. Neste ano, 31 meninas de Piranhas, Piau, Lagoa Nova, sítios e assentamentos foram selecionadas para viver essa experiência única.
Presentes
Elas receberam tudo com muito carinho: vestido, sandália, acessórios, penteado, maquiagem, foto e filmagem, além de uma festa completa com decoração, bolo, buffet, jantar, doces, bebidas não alcoólicas, barraca de drinks, banda e o presente especial do município.
