Esclarecimento
Verde Alagoas nega responsabilidade por buracos na AL-101 Norte, em Porto de Pedras

Buracos
A assessoria da concessionária Verde Alagoas enviou nota informando que os buracos existentes no trecho urbano da rodovia AL 101 Norte, em Porto de Pedras, não foram realizados pela empresa. A Verde Alagoas é responsável pelo abastecimento de água de vários municípios da região.
Empreiteira
Os buracos existentes na rodovia AL 101 Norte foram realizados pela empreiteira contratada para realizar a colocação dos dutos e da rede de abastecimento de água e esgotos, segundo informações que a coluna conseguiu apurar com o governo do Estado. Como a empreiteira não fez o tapa-buraco, a Secretaria de Transportes e Urbanismo do Estado já está realizando a ação.
Bandeira Azul
A Prefeitura de Porto de Pedras anunciou que uma empresa privada vai “cuidar” da Praia do Patacho, onde existem os 200 metros que receberam a chancela da Bandeira Azul. A praia sofre com a ocupação da faixa de areia e áreas de restinga da salsa, tomada por guarda-sóis, cadeiras e mesas dos botecos, barracos e restaurantes, que deixam espaços para quem deseja apenas ficar com sua toalha na praia.
Pavimentação
O Governador Paulo Dantas estará na próxima segunda-feira (15), juntamente com a prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (MDB), entregando o novo acesso ao povoado Caxangá. A solenidade está marcada para começar às 10h.
Investimento
O povoado Caxangá é conhecido como a localidade onde se pode apreciar o famoso caranguejo guaiamu, bastante procurado por visitantes e rota para vários antigos engenhos. A estrada tem 4,5 km de extensão, e a obra incluiu drenagem, ciclovia e sinalização horizontal e vertical, com investimento do Tesouro Estadual de R$ 12 milhões. A execução dos serviços foi viabilizada por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta.
CAPACITAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerrou, na quinta-feira (11), o ciclo de capacitações voltadas aos técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas municipais, com foco no uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP). As ações fizeram parte da programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
participação
A primeira formação ocorreu na quarta-feira (10), em Arapiraca, reunindo profissionais dos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco que integram a II Macrorregião de Saúde. Já nessa quinta-feira (11), a segunda capacitação aconteceu na capital alagoana e reuniu representantes dos 56 municípios da I Macrorregião, formada por municípios da Grande Maceió, Litorais Norte e Sul, além do Vale do Paraíba e Zona da Mata.
ALERTA
Após receber denúncias de uso irregular da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) emitiu um alerta à população. Segundo os denunciantes, o local tem sido acessado para trilhas, banhos e outras atividades de lazer, práticas que são totalmente proibidas na Unidade de Conservação. A APA do Catolé e Fernão Velho é considerada uma área ambiental estratégica, criada para proteger remanescentes de Mata Atlântica e o manancial responsável por parte significativa do abastecimento de água de Maceió.
