loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 17/12/2025 | Ano | Nº 6121
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Integração

Infraestrutura hídrica

Canal do Sertão avança com primeiro desmonte de rocha no Trecho V e inicia túnel estratégico

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Canal do Sertão

As obras do Canal do Sertão Alagoano seguem em ritmo acelerado e alcançaram um marco decisivo com a realização do primeiro desmonte de rocha do Trecho V. A ação marca o início da execução do túnel de 1,3 km, etapa estratégica para garantir a continuidade da obra e o cumprimento do cronograma de expansão do canal.

Água Branca

O Governador Paulo Dantas assinou as ordens de serviço para construção de uma Creche Cria e para a pavimentação asfáltica de diversas ruas na zona urbana do município de Água Branca. Ele prometeu ainda mais investimentos na região e se comprometeu a concluir, até o próximo ano, a pavimentação asfáltica do acesso da Serra do Cavalo.

Pró estradas

Paulo lembrou que na sua gestão já foram feitos 58 acessos em Alagoas, com 1.300 km de pavimentação, em paralelo ou asfalto, por meio do Alagoas de Ponta a Ponta e Pró-Estrada, além de duplicações em rodovias que foram totalmente refeitas ou restauradas.

Obras urbanas

O município passará a ser beneficiado com a implantação de pavimentação asfáltica, melhorias no sistema de drenagem e sistema de sinalização vertical e horizontal, numa extensão de seis quilômetros em diversas ruas na zona urbana. A obra terá investimentos da ordem de R$ 3 milhões, recursos do Tesouro Estadual.

BR 104

As obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR 104, na região da Mata, foram autorizadas na última segunda-feira (15), durante solenidade realizada no município de Murici com a presença do Governador Paulo Dantas e do Ministro dos Transportes, Renan Filho. O primeiro trecho compreende entre Messias e Branquinha, totalizando 28,5 km.

Segundo trecho

Já o segundo, que será assinado nos próximos dias, vai de Branquinha até União dos Palmares. A duplicação da rodovia é considerada estratégica para a ligação entre o Litoral Norte, a Zona da Mata alagoana e locais estratégicos de Pernambuco, a exemplo dos centros de confecção em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Mais duplicação

Esse novo trecho faz parte de um projeto mais amplo de duplicação da BR-104 no estado, que vai abranger 93,5 quilômetros, desde o município de Messias até a divisa com Pernambuco. O investimento faz parte do Novo programa de aceleração de crescimento (PAC). Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto está dividido em lotes, para permitir que os trabalhos avancem de forma simultânea, e será feita com tecnologia avançada.

ICMS

O governo de Alagoas encaminhou à Assembleia Legislativa (ALE) um pacote de medidas tributárias focado na Justiça Fiscal e no desenvolvimento econômico. A proposta tem um duplo objetivo estratégico: proteger o poder de compra das famílias de baixa renda, reduzindo impostos sobre alimentos e serviços essenciais; e realizar um ajuste técnico na alíquota modal do ICMS para 20,5%, com base de cálculo de 2019 a 2026, para assegurar a receita do Estado nos moldes da nova Reforma Tributária Federal.

Relacionadas