Segurança
Tragédia em pousada expõe falhas na fiscalização elétrica no Litoral Norte

Fiscalização
É preciso que o Crea, Corpo de Bombeiros e prefeituras fiscalizem com rigor as condições elétricas das pousadas na região do Litoral Norte. Muitas estão sendo erguidas a toque de caixa, sem acompanhamento de profissionais da engenharia civil. A morte trágica de uma mãe e seu filho por choque elétrico em uma pousada em Maragogi é um exemplo da falta de fiscalização.
Trânsito urbano
Outra ação que deve ser realizada com urgência pelo BPRv é quanto ao trânsito no trecho urbano da AL 101 Norte e Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Menores e pessoas alcoolizadas pilotam motocicletas livremente pelo trecho. Já na AL 105, entre São Luís do Quitunde e Porto Calvo, os treminhões carregadas de cana-de-açúcar e máquinas agrícolas são outra ameaça.
Matrículas
A Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca abriu o prazo para a confirmação de matrículas dos alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O procedimento deve ser realizado entre os dias 5 e 9 de janeiro pelos pais ou responsáveis legais.
Barco “pirata”
O naufrágio de uma embarcação “pirata” em Japaratinga chamou a atenção não só da Marinha, mas também da Polícia Federal. Fontes policiais comentam que a embarcação poderia estar sendo usada no transporte de drogas para a região, que está lotada de turistas em festas promovida a beira-mar. O barco foi encontrado à deriva e sem tripulantes.
Narcotráfico
No último final de semana, uma patrulha da PM descobriu, por acaso, em uma chamada corriqueira de averiguação de movimento suspeito em uma residência, nada mais nada menos do que um laboratório de refino de cocaína. No local foram encontrados 50 quilos da droga já empacotada e todo o material para refino. A descoberta, segundo fontes da polícia, é apenas a ponta de iceberg.
Festa da Padroeira
Todos os anos, os arapiraquenses aguardam para viver a festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Bom Conselho, que acontece no dia 2 de fevereiro e reúne milhares de fiéis de Arapiraca e cidades vizinhas. Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, a Diocese de Penedo e a Concatedral de Arapiraca preparam mais um ano de comemorações repleto de fé e esperança na padroeira.
Programação
A festa neste ano tem início no dia 18 deste mês e se estende até o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, 2 de fevereiro. Com o tema “Mãe do Bom Conselho, fazei de nós instrumentos da paz do vosso Filho”, a festa convoca à reflexão.
Museu Arthur Ramos no Pilar
A deputada estadual Fátima Canuto celebrou a sanção da Lei nº 9.742/25, que reconhece oficialmente a Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos, no município de Pilar, como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Alagoas. A ação representa um marco para a preservação da memória, da identidade e da história do povo pilarense e alagoano, garantindo reconhecimento institucional a um espaço que cumpre papel fundamental na valorização da cultura, da educação e da cidadania.
