loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 23/01/2026 | Ano | Nº 6146
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Integração

Carnaval

Nata dos Músicos leva multidão às ruas de Penedo neste domingo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

CARNAVAL

Penedo já entra em clima de carnaval com a realização de mais uma edição da Nata dos Músicos Penedenses, marcada para este domingo (25). Considerada uma das maiores e mais tradicionais prévias carnavalescas da cidade do Baixo São Francisco alagoano, a agremiação deve reunir uma verdadeira multidão de foliões.

CONCENTRAÇÃO

A concentração acontece a partir das 10h, na Praça São Judas Tadeu. De lá, músicos e foliões seguirão em cortejo pelas principais ruas de Penedo em direção à orla do município, embalados por uma grande orquestra e muito frevo, em um clima de descontração e alegria.

GASTRONOMIA

O município de Coruripe marca presença na Feira dos Municípios 2026, promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que será encerrada neste domingo (25), no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O público poderá conhecer um estande que destaca a identidade, os sabores e a força da produção local. Entre os grandes atrativos estão as ostras depuradas, além da gastronomia tradicional da casa de farinha e do artesanato produzido no município.

ASSOCIAÇÃO

As ostras apresentadas no evento são fruto de um trabalho que alia qualidade, segurança alimentar, sustentabilidade e inclusão social. Segundo a presidente da Associação de Ostreicultores de Coruripe (AOBARCO), Maria Lúcia Gouveia, a ostra depurada representa um avanço significativo para o setor.

PISO DO MAGISTÉRIO

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) manifesta inconformidade com a edição de Medida Provisória que, segundo a entidade, altera de forma oportunista e eleitoreira o critério de reajuste do piso nacional do magistério da educação básica pública. O que foi proposto na medida anunciada pelo governo federal na última quarta-feira implica reajuste de 5,4% no piso do magistério, com impacto estimado em até R$ 8 bilhões nos cofres municipais.

PERCENTUAIS

A CNM afirma ser inaceitável que, após anos de silêncio diante de reajustes elevados e ilegais — como os de 33,24% em 2022 e de 14,95% em 2023 —, agora, quando o índice sinaliza 0,37%, o governo federal se mobilize para editar uma MP sob o argumento de “injustiça” no cálculo. “Essa incoerência fere a lógica da gestão pública responsável e evidencia o uso político de um instrumento que deveria ser técnico e estável”, diz a entidade.

VENCIMENTOS NEGOCIADOS

Para a Confederação, aumentos reais nos vencimentos devem ser negociados entre o governo de cada município e o respectivo quadro do magistério, pois dependem das condições fiscais e orçamentárias dos entes locais e dos limites de despesas com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PAUTA

“Reafirmamos nossa posição histórica pela discussão do INPC do ano anterior como base para o reajuste, conforme o Projeto de Lei nº 3.776/2008, de autoria do presidente Lula, que já tramitou no Senado e, em caráter terminativo, nas comissões da Câmara. O caráter terminativo acabou retirado, e a proposta aguarda deliberação no Plenário da Câmara dos Deputados”, diz a nota da CNM.

Relacionadas